A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, com o tema "Florestas para o Povo". O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida do planeta.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas representam 31% da área terrestre do planeta, oferecendo abrigo a 300 milhões de pessoas. Além disso, elas são responsáveis diretas pela sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade da Terra. Outro dado que merece destaque é o faturamento do comércio de produtos florestais: só em 2004, ele movimentou 327 bilhões de dólares, ou seja, mais de meio trilhão de reais.
No entanto, a exploração das florestas sem um planejamento sustentável leva a inúmeros problemas que afetam todo o mundo. A perda da biodiversidade, a acentuação das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e a ameaça à própria vida humana são apenas alguns deles.
Para conscientizar e debater esse assunto com a sociedade, durante todo o ano, a ONU irá estimular ações que promovam a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta através do site oficial da campanha. Na página, também é possível ver os eventos relacionados ao tema que serão realizados ao longo de 2011 e divulgar projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário