quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pré-vestibular gratuito no CIEE

POR MARIA LUISA BARROS
Rio - Em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), a ExxonMobil patrocina pelo oitavo ano consecutivo o Programa Mais, uma iniciativa que dá ferramentas para que jovens de baixa renda, entre 16 e 24 anos e prioritariamente afrodescendentes, tenham acesso à universidade. O projeto oferece curso pré-vestibular, acompanhamento acadêmico e orientação profissional para os futuros universitários de forma quase personalizada.

Este ano serão oferecidas 15 vagas e as inscrições para o processo seletivo estão abertas até 4 de fevereiro, pelos telefones (21) 2505-1233 ou (21) 2505-1256, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estão aptos a participar estudantes que concluíram o ensino médio em 2009 ou 2010 na rede pública e a seleção será feita no CIEE Rio, na Rua da Constituição, 67, no Centro.

Até 2010, 51 estudantes que passaram pelo Programa Mais ingressaram em instituições de ensino superior, públicas e privadas. Dois deles já concluíram a universidade, sendo que um está cursando a pós-graduação. “Normalmente, os participantes são o primeiro integrante da família a chegar ao curso superior e o programa influencia a vida de todos os familiares”, conta Valéria Moreno, supervisora do Programa de Desenvolvimento de Pessoas do CIEE.

Carlos Henrique Simões, que entrou no programa no ano passado, é um exemplo disso. “Ao me ver tão empolgado, minha mãe voltou a estudar e está a caminho de concluir o ensino médio. Meu irmão mais velho também retomou os estudos”, conta o estudante de 21 anos.

Os participantes do programa recebem bolsa-auxílio de R$ 100 por mês e vale-transporte para frequentar o curso e demais atividades do programa. As aulas do pré-vestibular, oferecidas pelo Pré-Vestibular Comunitário Almirante Negro, serão realizadas de segunda a sexta-feira, à noite, e aos sábados, pela manhã.

Além disso, às terças-feiras, das 14h às 17h, os alunos recebem orientação profissional na sede do CIEE no Rio de Janeiro e participam de oficinas culturais, encontros educacionais e visitas a museus, universidades e empresas. As aulas e as atividades começam na última semana de fevereiro e vão até dezembro.

Ao fim do ano, se conseguir passar no vestibular, o jovem pode optar por continuar no programa e receber acompanhamento para se integrar à vida acadêmica e profissional. Caso o jovem não consiga uma vaga na universidade que deseja, também pode continuar no programa e voltar a fazer o pré-vestibular no ano seguinte. “É comum não conseguir na primeira tentativa. Estimulamos os estudantes a permanecerem firmes em seus propósitos e voltarem a tentar no ano seguinte”, conta Valéria Moreno.

Atualmente, metade dos participantes consegue ingressar em cursos superiores. Em reconhecimento ao Programa Mais, a ExxonMobil ganhou o Prêmio Camélia da Liberdade 2007.

Nenhum comentário: