sábado, 2 de abril de 2011

Superintendência da Juventude é lançada em Duque de Caxias

Superintendência da Juventude é lançada em Duque de Caxias



o vice-prefeito Jorge Amorelli empossou o primeiro superintendente da juventude
Oficializada pela Prefeitura no início de março, a Superintendência Municipal da Juventude de Duque de Caxias, ligada a Fundação Para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), foi apresentada nessa quinta-feira, 31 de março, a representantes do movimento estudantil, do secretariado municipal, dos veículos de comunicação e de ONGs voltadas para jovens. O evento ocorreu no auditório do campus da Universidade Estácio de Sá, no bairro 25 de Agosto, e contou com a exibição de grupos de dança de rua.

O primeiro superintendente da juventude do município é Vinicius Veiga que relembrou sua trajetória no movimento juvenil do município. “Começamos em 2008 reunindo representantes de várias organizações da sociedade civil: estudantes, universitários e entidades religiosas, esportivas e culturais. Batalhamos pela criação, junto aos poderes executivo e legislativo de Duque de Caxias, de uma agenda para estabelecer políticas públicas de juventude em nossa cidade. A criação dessa superintendência, colocando as políticas definidas pelo Conselho Nacional da Juventude dentro do município, é o ponto alto dessa nossa procura”, disse Vinícius, que ressaltou o fato da primeira parlamentar federal a assinar o Pacto pela Juventude ter sido a deputada Andreia Zito, de Duque de Caxias.

Vinícius Veiga: agenda para estabelecer políticas públicas de juventude

O superintendente foi empossado pelo vice-prefeito Jorge Amorelli, que representou o prefeito José Camilo Zito (PSDB) e demonstrou a importância da participação do jovem na sociedade. “Durante décadas uma ditadura imperou neste país não permitindo nenhum movimento ou organização de nossa juventude. E os jovens têm muito a nos oferecer. Não podemos prescindir dessa garotada e de tudo que ela pode nos ensinar. E nisso a juventude da FUNDEC tem dado um show de competência”, falou Amorelli, que deu seu aval a Vinícius Veiga: “Você é uma ótima escolha para representar a juventude de Caxias e irá contribuir muito para nosso município”, declarou.

A presidente da FUNDEC, Roberta Barreto, também se disse favorável à organização dos jovens. “Ser jovem é ter espírito de ousadia e união, sempre compartilhando o que de melhor tem a sociedade: a informação, seja participando de redes sociais ou de instituições. A sociedade ainda encara com surpresa quando jovens encaram responsabilidades. Eu fui diretora de um CIEP aqui em Caxias com 21 anos e secretária de Educação desta cidade com 24, na primeira gestão do atual prefeito Zito. É a prova de que ele sempre investiu na juventude”, disse Roberta, que ressaltou o espaço da FUNDEC dedicado a juventude, mesmo antes da superintendência. “Temos diversos cursos de qualificação em nossas unidades, iniciamos este ano o curso Preparatório para Instituições Estaduais e Federais de Ensino (PEF) e vem aí Universidade Pública de Duque de Caxias com o campus da UERJ em nosso município, que está em construção em Santa Cruz da Serra”, enumerou.

Roberta Barreto: espaço dedicado para a juventude na FUNDEC
Vinícius Veiga aproveitou o evento para apresentar as diretrizes da nova superintendência e como vai funcionar a relação que ela pretende estabelecer com as secretarias municipais da cidade. “Queremos unificar as ações que já existem nas secretarias voltadas para nosso segmento, que é a faixa etária com mais participantes do país. E também vamos servir de interlocutor entre os jovens e essas ações. Queremos consolidar uma política municipal de juventude, de tal maneira que nenhuma gestão posterior na cidade possa arrancar as conquistas dos jovens duquecaxienses”, declarou Vinícius, que destacou, também, que irão criar o Conselho Municipal da Juventude. O superintendente lembrou da importância da participação de sua equipe para chegar aonde está. “Sem eles não sou ninguém. Se tenho algum mérito foi o de ter reunido este pessoal. E estamos abertos na superintendência para a participação de todos aqueles que quiserem contribuir. Este é um processo plural”, concluiu.

Além dos citados Vinícius Veiga, Jorge Amorelli e Roberta Barreto, participaram da mesa do evento a vice presidente da FUNDEC Edith Vianna; o diretor do núcleo da Baixada da Universidade Estácio de Sá, Antônio Carlos Freire; a vice-presidente da OAB Caxias, Marta Dantas; o representante da juventude da Diocese de Duque de Caxias, padre Lúcio, Fábio Gonçalves - Diretor Comercial da Academia do Concurso Pùblico, Jussara - JUBAC - Juventude da Igreja Batista de Caxias -

Representantes de ONGs e de movimentos juvenis compareceram ao evento

Nenhum comentário: