segunda-feira, 18 de abril de 2011

Duque de Caxias promove o seu primeiro festival de dança

O 1° Festival Nacional de Dança de Duque de Caxias, que acontecerá de 26 a 30 de abril no Teatro Municipal Raul Cortez, contará com a participação de 34 grupos, selecionados pela comissão organizadora do evento. O Festival vai abranger sete segmentos: Balé Clássico, Repertório Livre, Jazz, Moderno, Contemporâneo, Dança de Rua e Folclore. O evento, organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias, também contará com workshops gratuitos. A entrada para as apresentações é franca e as senhas para acesso ao teatro deverão ser retiradas com meia hora de antecedência no local.
O Festival vai premiar a Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Melhor Coreógrafo (R$ 1 mil para cada um) e ainda o Melhor Grupo (R$1,5 mil). Todos os competidores receberão certificados de participação e os premiados, do 1° ao 3° lugar, vão receber troféus em cada um das modalidades e categorias. O corpo de jurados será formado por Denise Acquarone, Éverton Mesquita, Lourdes Braga, Kátia Bezerra, Michell Baes, Tereza Petsold e Washington Cardoso.
A abertura oficial será no dia 26, terça-feira, às 19h, com a participação da Escola de Dança Adriana Miranda, apresentando a coreografia “Momentos”, de Iran Miranda, e com a performance do Grupo de Dança Elementos. As noites competitivas acontecerão nos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 19:00 horas. Os workshops serão realizados no dia 30, sábado, em dois horários: às 9:30 (hip hop) e às 11:00 (dança moderna). Os interessados já podem se inscrever e buscar informações através do telefone do Teatro Raul Cortez: 2771-3062.
No dia 30, a partir das 14h, os grupos participantes do festival vão se apresentar no palco aberto na Praça de Eventos do Caxias Shopping, na Rodovia Washington Luiz, 2.895. No mesmo dia, eles voltam ao Teatro Raul Cortez, às 19:00 horas para a solenidade de premiação.
Segundo o Diretor da Companhia Municipal de Dança e idealizador do Festival, bailarino e ator Carlos Muttala, o evento vai marcar o retorno aos palcos da Companhia, criada na década passada e que foi desativada em 2005 após a mudança de governo. Embora tenha montado dois espetáculos e feito apresentações até mesmo fora do estado, ela nunca mais funcionou e seus membros se dispersaram. Um workshop, porém, realizado em agosto do ano passado, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, anunciou sua volta.
A Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias está aberta a qualquer profissional que queira colaborar com o projeto, que inclui, a médio prazo, a criação de uma escola de dança gratuita para a preparação de profissionais na cidade, como é pleiteado por vários profissionais do município – diz Muttalla. Os contatos com a companhia podem ser feitos através do telefone do Teatro Raul Cortez (2771-3062).

Nenhum comentário: