sábado, 23 de abril de 2011

Vascão vence Olaria no sofrimento e está na final da Taça Rio

Rio - O Vasco confirmou o favoritismo na noite deste sábado e obteve a primeira vaga na decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Depois de uma péssima participação na primeira parte da competição, quando sequer avançou à etapa decisiva, o time da Colina cresceu no Estadual e avançou à final ao derrotar o Olaria por 1 a 0, no Estádio do Engenhão. Éder Luís anotou o único gol do confronto.
Para conseguir a vaga na decisão da Taça Rio, o Vasco atuou de uma forma consistente e consciente. Bem armado por Ricardo Gomes, o time de São Januário dominou completamente o confronto e permitiu poucas oportunidades para o Olaria aprontar uma zebra na noite deste sábado no Engenhão.
Éder Luís marcou o gol da vitória do Vasco | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Bem postado no setor de meio-campo, o clube da Colina evitou uma aproximação do adversário, que assustou somente na primeira etapa, com um arremate de fora da área que carimbou o travessão de Fernando Prass. Em contrapartida, o Vasco aproveitou a melhor qualidade técnica para definir a vitória na parte inicial do jogo, com o veloz Éder Luís.
Classificado à decisão e em busca de conseguir um lugar na briga pelo título do Estadual, o Vasco enfrentará na final da Taça Rio o vencedor do duelo entre Flamengo, campeão do primeiro turno no Rio de Janeiro, e o embalado Fluminense, que entram em campo neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Estádio do Engenhão.
O jogo
Totalmente recuperado do vexame da Taça Guanabara, quando foi eliminado antes das semifinais, e armado de uma forma ofensiva pelo técnico Ricardo Gomes, que escalou Felipe, Diego Souza, Éder Luís e Alecsandro, o Vasco começou a partida buscando controlar o duelo por conta da melhor qualidade técnica dos seus atletas. Na base do toque de bola e da marcação avançada, o time da Colina conseguiu, nos instantes iniciais, cumprir a missão.
Aos poucos, o Vasco passou a rondar a área do Olaria e conseguiu balançar as redes aos 18min; mas não pôde comemorar. O lateral esquerdo Ramón, uma das principais opções ofensivas do clube no encontro deste sábado, bateu cruzado de fora da área e viu a bola desviar na defesa adversária. Na sobra, Diego Souza tocou para as redes. Bem colocado, o auxiliar alegou impedimento do meia-atacante vascaíno e anulou o tento.
O domínio vascaíno, no entanto, diminuiu depois da parada técnica da primeira etapa. Com mais espaço para contra-atacar, o Olaria aos poucos passou a assustar o Vasco e criou uma ótima oportunidade aos 36min. O atacante Felipe dominou na intermediária e carimbou o travessão de Fernando Prass ao soltar uma bomba, transformando o clima de festa do Engenhão em tensão.
Entretanto, o susto não atrapalhou o time de Ricardo Gomes dentro do campo. Pelo contrário. A partir do lance de perigo do Olaria, o Vasco voltou a crescer na partida e conseguiu abrir o placar aos 37min. Após lançamento para a zaga do time alvinegro, Fellipe Bastos descolou um lindo lançamento para Éder Luís aproveitar a desorganização da defesa do Olaria. Com tranquilidade, o atacante driblou o goleiro Henrique e fez 1 a 0.
Apesar do bom resultado e de atuar melhor do que o adversário, o primeiro tempo vascaíno não foi apenas de festa no Engenhão. Destoante em relação ao nível da equipe nos 45min iniciais, o lateral direito Allan sofreu com vaias e deixou o campo visivelmente cabisbaixo.
O Vasco retornou do intervalo disposto a definir a classificação à final logo nos primeiros minutos da etapa complementar. Logo nos instantes iniciais, Éder Luís criou ótima jogada pela direita e cruzou na direção de Alecsandro. Antes do centroavante vascaíno, o zagueiro Thiago tentou afastar e jogou contra a própria meta. No reflexo, o goleiro Henrique evitou o tento.
Controlando bem a partida no setor de meio-campo, o Vasco dominou a segunda etapa até a parada técnica dos 20min. Acuado e esperando o adversário, o Olaria, por sua vez, buscava apenas o contra-ataque , mas era parado pela consistente marcação armada por Ricardo Gomes.
A queda de ritmo vascaína incomodou o público presente no Engenhão. Mais ponderado, o time presente no gramado ouviu a torcida clamar pela ousadia e talento do meia Bernardo. Os gritos oriundos das arquibancadas foram atendidos por Ricardo Gomes, que aumentou a criatividade da equipe ao colocar o jovem meio-campista na vaga de Éder Luís.
E, em um dos seus primeiros lances, Bernardo já criou a primeira oportunidade para o Vasco sacramentar a vaga na decisão. Aos 29min, após tabela, o meio-campista invadiu a área e acabou derrubado pelo goleiro Henrique. Confiante, o jogador pediu para bater a infração, mas pegou muito embaixo da bola e carimbou o travessão da equipe adversária.
Mesmo com a penalidade perdida, o Vasco não se abateu e controlou o resultado até o final. No desespero, o Olaria avançou a equipe dentro do campo adversário; contudo, o bom trabalho defensivo e a melhor qualidade técnica vascaína impediu qualquer possibilidade de surpresa na noite deste sábado no Engenhão.

Nenhum comentário: