domingo, 10 de abril de 2011

UNET do Amapá (Duque de Caxias) é inaugurada com quase 300 inscritos


Horas antes da inauguração, uma fila de pessoas já aguardava o momento para fazer o cadastramento para os cursos de informática promovidos pela Unidade de Educação para o Trabalho (UNET), do bairro Amapá, no quarto distrito de Duque de Caxias. O espaço foi entregue à população na quinta-feira, 7 de abril, com 270 inscritos, o que revela a importância da iniciativa para a população do bairro. A UNET faz parte do projeto Alfabetização Digital com Cidadania, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias (FUNDEC). O espaço representa um horizonte promissor para jovens e idosos em busca do novo universo que se abre através da Internet.

Felizes, as crianças ajudaram a descerrar a fita de inauguração

Na inauguração, que aconteceu às 15 horas, o espaço foi tomado por alunos da Escola Municipal Barão do Amapá e da ONG Casa da Amizade, que se esmeravam na busca de sites ou no envio de e-mail para amigos. “Não tenho Internet, mas quero aproveitar a UNET para fazer pesquisas escolares e me comunicar com os amigos”, disse o estudante Felipe Santana, de 11 anos, que está no 5º ano do ensino fundamental. Felipe faz parte de um grupo de 48 crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pela ONG Casa da Amizade. Todas já estão com vagas reservadas para maio, segundo a coordenadora da ONG, Rosemary Brito Dias.
A novidade foi uma festa, também, para alunos da rede municipal, como Gabriel dos Santos Silva, de 11 anos, e Victor da Paz Silva, de 10 anos, que, com vários colegas da Escola Municipal Barão do Amapá, aproveitavam para fazer os primeiros contatos com os equipamentos de informática.

Alunos da E. M. Barão do Amapá foram conhecer a novidade

A primeira turma, com 180 alunos, começará o curso na próxima segunda-feira, 11 de abril. O restante ficará na fila de espera para o próximo grupo. A expectativa é formar 1.280 alunos por ano, em 12 turmas em cursos de 24h de duração, usando os 10 computadores disponíveis no espaço. Com os equipamentos, todos conectados à Internet, os alunos poderão fazer pesquisas, conhecer programas de informática, se comunicar com escolas e amigos, além de usar vários serviços oferecidos pela UNET, todos grátis.

Gabriel e Vítor fazem sinal de aprovação à iniciativa da FUNDEC

Para a presidente da FUNDEC, professora Roberta Barreto, a grande procura pelo espaço revelou que a UNET terá uma importância fundamental para os moradores do bairro. Ela agradeceu o empenho da equipe da FUNDEC que possibilitou a criação da UNET e pediu que a população cuide do espaço para que as crianças possam visualizar um futuro de esperança e realizações. “Aqui, vocês poderão aprender informática, navegar na Internet, fazer pesquisas e outros serviços oferecidos pela FUNDEC. Esta é uma ferramenta que vai abrir um novo mundo para crianças e adultos”, observou.

Na dúvida, duas alunas pedem ajuda da professora Roberta

Participaram da inauguração a diretora de Ciência e Tecnologia da FUNDEC, Ana Cristina Feitas; a vice-presidente da FUNDEC, Edite Viana; além de funcionários da instituição, representantes comunitários e professores.

Nenhum comentário: