domingo, 10 de abril de 2011
Alunos da rede de ensino de Duque de Caxias aprendem a sua própria história
Momentos de prazer e magia para reflexão dos estudantes
Estudantes da rede municipal de Duque de Caxias estão conhecendo a história dos povos primitivos que habitavam a cidade antes do surgimento da civilização moderna. È o Projeto “Veredas Literárias, rumo à terra sem males”, que foi lançado em março pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME). O trabalho é divididos em trilhas e foi desenvolvido pelos dinamizadores de leitura e de biblioteca do município e vai durar até o fim de 2011.
Professores da Equipe de Leitura da SME unidos na proposta
Na primeira trilha, que fala sobre os filhos da terra e propõe um conhecimento dos modos de vida e das tradições indígenas foi desenvolvido nas salas de leitura das escolas, em março. A segunda será lançada em maio. No segundo trimestre, a trilha terá como tema “Terra para todos – Conhecendo um pouco mais do lugar onde vivemos”, cuja proposta é fortalecer a identidade dos alunos, através do reencontro afetivo com a região em que vivem e do resgate das raízes de seus familiares e vizinhos. A última trilha, denominada “Encantadas Terras”, será realizada no terceiro trimestre ressaltando momentos de prazer e fantasia, além de estimular a imaginação e criatividade.
A secretária Roseli Duarte feliz com a riqueza do trabalho
A iniciativa foi recebida com muito entusiasmo pela secretária de Educação, professora Roseli Duarte. Ela revelou que os alunos se encantam com as narrativas repletas de seres mágicos. “A riqueza da proposta de trabalho do projeto da equipe de leitura, demonstra o quanto esta rede de ensino valoriza e vem buscando estratégias de leiturização, conseguindo a partir daí acumular conhecimentos para uma visão e aprendizado global, estimulando a imaginação, a criatividade, a capacidade de sonhar e de se encantar com a existência do mundo, das pessoas e de sua própria existência", observou Roseli.
Myrian e Felipe afirmam que o projeto terá resultados positivos
Ao final de cada trimestre, os alunos participarão de encontros de culminância e relatos de experiências, para que as unidades escolares possam apresentar os projetos desenvolvidos em seus espaços educacionais. Paralelamente, serão realizadas homenagens aos escritores Ruth Rocha e Chico Buarque de Hollanda, que desempenham um papel importante na formação literária, cultural e humanística de milhares de brasileiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário