quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comunidade acadêmica elege Carlos Levi como novo reitor da UFRJ

Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro já tem seu novo reitor. Com um total de 7617 votos, a Chapa 10, formada pelos professores Carlos Levi e Antônio Ledo, foi a escolhida de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFRJ.

A Chapa 10, “UFRJ em Movimento”, recebeu 1441 votos de docentes, 2659 de funcionários técnico-administrativos e 3517 de estudantes. Os professores Godofredo Oliveira Neto e Léa Mirian, que compunham a Chapa 20, “A UFRJ que buscamos”, receberam 969, 2117, 3139 votos, respectivamente à cada categoria, perfazendo um total de 6225 votos. Votos brancos e nulos somaram 1,7%. A vitória não foi tão expressiva porque somente 12% dos 50 mil estudantes e 70% do corpo docente participou do processo eleitoral.

Apesar dos números, o professor  Antônio Infantosi, presidente do Comitê Eleitoral, anunciou a vitória da Chapa 10, às 18h, e parabenizou ambas as chapas e também os candidatos derrotados no 1º turno, os professores Alcino Câmara e Ângelo Pinto. 

"A UFRJ mostrou, à comunidade acadêmica e também à comunidade externa, sua competência na execução do processo democrático", afirmou Infantosi.

O Conselho Universitário (Consuni) se reunirá em sessão extraordinária, na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 09h30, com o objetivo exclusivo de analisar e deliberar sobre eventuais recursos relativos ao processo sucessório.

No mesmo dia, às 10h30, o Colégio Eleitoral da UFRJ, formado pelo Consuni, pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG), pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e pelo Conselho de Curadores, se reunirá para elaborar as listas tríplices para nomeação do reitor e do vice-reitor da UFRJ, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação. A posse deve acontecer no dia 1º de julho.

Nenhum comentário: