sábado, 2 de abril de 2011

ZITO LANÇA CABRAL À SUCESSÃO DE DILMA


Na cerimônia realizada terça-feira, no plenário da Câmara de Vereadores, para a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e o Estado, para a conclusão das obras do Hospital Moacyr do Carmo, o prefeito Zito ficou ta empolgado com a possibilidade de concluir o que seu antecessor, Washington Reis, prometera e não cumpriu, um novo e moderno hospital para Duque de Caxias, que, em meio a uma saraivada de elogios, disse que Sérgio Cabral é um bom nome para Presidente da República em 2014. O prefeito tucano lembrou sua passagem pela Assembléia Legislativa, à época presidida por Sérgio Cabral, afiançando que o governador é um político trabalhador, um administrador de mão cheia e seria um excelente Presidente da República. O discurso de Zito foi feito ao lado do governador e do presidente da Câmara, o vereador Mazinho, e provocou natural mal estar em candidatos que aspiram conquistar a prefeitura de Duque de Caxias nas próximas eleições, como os deputados federais Washington Reis e Alexandre Cardoso, atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, ambos da base de apoio do governador, além do próprio Mazinho, de malas prontas para deixar o PSDB em direção ao PDT de Carlos Lupi. Na primeira visita que fez ao Hospital Moacyr do Carmo, na primeira semana do atual governo, o prefeito Zito convocou o secretário de Saúde do Estado, Sérgio Cortez, para ver a situação do hospital que havia sido inaugurado em setembro, a poucos dias das eleições de 2008, com a presença do governador Sérgio Cabral e do presidente Lula, que afirmou que estava entregando à população de Duque de Caxias um hospital de qualidade igual ao Sério Libanês, o preferido de 10 em cada 10 celebridades políticas e empresariais do país quando se trata de cuidar da Saúde. Na ocasião, Zito mostrou a Corte uma célula do tomógrafo computadorizado, comprado pelo Governo do Estado mas abandonado na calçada ao lado da Emergência do Moacyr do Carmo


RÁPIDAS


No convênio assinado terça-feira (29), o Governo do Estado se comprometeu a repassar mensalmente par ao Município a quantia de R$ 2 milhões para ajudar a financiar as despesas operacionais e de manutenção do Hospital Moacyr do Carmo.

• Segundo Zito, o Hospital Moacyr do Carmo, a exemplo do Infantil Ismélia da Silveira, é um hospital que cuida não só dos caxienses, mas também de moradores da Capital e de toda a Baixada Fluminense. Zito fez essa solicitação na primeira semana do seu governo. Com um agravante: até hoje, o Moacyr do Carmo não recebe verbas federais.

• Durante o cerimônia de assinatura do convênio, o Secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, anunciou mais duas novidades que beneficiarão os usuários do Moacyr do Carmo. O Estado do Rio vai financiar a construção de uma UTI com 30 leitos no 4° andar do hospital, (foto) que nunca havia sido utilizado, pois a unidade havia sido entregue a população em 2008 sem a conclusão das obras no andar.

• A outra novidade é a construção, também financiada pelo estado, de uma maternidade com 80 leitos no terreno ao lado do hospital. “A saúde em Caxias é levada a sério. A cidade tem um secretário de saúde e um prefeito comprometidos com o povo. A Prefeitura está fazendo um trabalho de qualidade construindo uma nova maternidade em Santa Cruz da Serra. A que nós vamos construir e que vamos gerir em parceria com a Prefeitura vai ampliar ainda mais a oferta de leitos no município para 150”, explicou Sérgio Côrtes.

• Falando sobre o custo de manutenção, o prefeito revelou que a Prefeitura gasta até R$ 7 milhões por mês com a manutenção do hospital, que está às margens da Rodovia Washington Luiz, uma das principais vias interestaduais do país. Por isso, e pela qualidade do serviço que prestamos, cerca de 30% de pacientes são de fora da cidade.

• Para o prefeito, Sérgio Cabral tem demonstrado o que é ser responsável com sua própria consciência. “Esse dinheiro não resolve todos os problemas, mas será de grande ajuda. E sabemos que vamos estabelecer novas parcerias com o estado, como no caso da universidade pública do município e que será um campus avançado da UERJ”, concluiu Zito.

• “Assinar este convênio foi para mim um grande prazer”, disse o governador Sérgio Cabral, que confirmou as palavras do prefeito: “Os problemas existem, mas nós estamos trabalhando para resolvê-los. Vamos continuar fazendo parcerias como esta”, afirmou o governador.

Nenhum comentário: