Um programa desenvolvido no Rio Grande do Sul pretende incentivar o empreendedorismo aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas deste estado. Os professores ensinarão técnicas e desenvolverão trabalhos que vão ensinar os estudantes a montar o próprio negócio, com projetos experimentais em sala de aula. Entre essas atividades, estão a formação de uma microempresa fictícia e ações práticas, como noções de gestão e marketing.
Para garantir esse projeto nas escolas, cerca de 800 professores foram treinados para ensinar e organizar esse conteúdo junto aos alunos. Os docentes receberam as informações necessárias durante o II Seminário de Educação Empreendedora, promovido no início de novembro na PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica), em Porto Alegre. Na ocasião, os participantes também debateram e articularam as estratégias que serão ensinadas nas classes.
A partir de agora, o objetivo dos professores e diretores de escola será incentivar ideias empreendedoras logo durante a fase de aprendizagem. O programa de empreender na sala de aula foi fruto das ações propostas durante a Semana Global de Empreendedorismo, realizado no estado.
Nesse evento, os docentes apontaram que um dos melhores lugares para ensinar essas noções desde cedo é na escola, onde os alunos criam referências, aprendem e absorvem conhecimentos para sua formação profissional. Além disso, eles se basearam numa pesquisa que aponta um momento favorável para incentivar o empreendedorismo no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário