domingo, 21 de novembro de 2010

3º Congresso Mundial da UNI abre com chamado para romper barreiras

O 3º Congresso Mundial da UNI Sindicato Global (Union Network International, entidade sindical à qual é filiada a Contraf-CUT e que reúne trabalhadores do setor de serviços de todo o mundo) foi realizado em Nagasaki, Japão nos dias 9 à 12 de novembro. Os mais de 2 mil participantes de todo o planeta participaram da cerimônia de abertura que uniu apresentações de cultura japonesa com um chamado à ação
expressa no tema do evento, "Rompendo Barreiras".
Foi aprovada a necessidade de assegurar direitos de organização sindical e negociação coletiva para todos os trabalhadores. Também foram aprovados o mínimo de 40% de participação das mulheres nos congressos e em espaço de decisão da UNI e a criação de um fundo para desenvolver a organização geral dos trabalhadores pelo mundo.
No final da tarde japonesa de quinta 11, sindicatos e moradores de Nagasaki fizeram uma caminhada do prédio onde está sendo realizado o congresso mundial até o Parque da Paz. Lá, foi realizada uma manifestação pela paz.
Antes da cerimônia de encerramento, na manhã de sexta 12, o italiano Edgardo Maria Loza, presidente da UNI Finanças, braço da UNI Sindicato Global, ressaltou a necessidade de "ações práticas para melhorar a situação de vítimas de guerras e violência".











Nenhum comentário: