sábado, 2 de julho de 2011

Morre o ex-presidente Itamar Franco

Rio - O ex-presidente Itamar Franco morreu na manhã neste sábado, aos 81 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após contrair uma pneumonia. O parlamentar que estava com leucemia, passou seu último aniversário dia 28 de junho, ao lado da família no hospital.

O corpo de Itamar será transportado ainda neste sábado de São Paulo para Juiz de Fora. O ex-presidente morreu pouco antes das 11h, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O senador, que apresentou em maio um quadro de sinusite e forte gripe, foi internado na instituição no dia 21 do mês passado para tratamento de uma leucemia, diagnosticada após um exame de sangue.
Foto: Agência Senado
Governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda | Foto: Divulgação
Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.

Filho de Augusto César Stiebler Franco (falecido pouco antes do nascimento de Itamar Franco) e Itália Cautiero. Itamar Franco nasceu a bordo de um navio de cabotagem, um "Ita" da Companhia Nacional de Navegação Costeira, no Oceano Atlântico entre o Rio de Janeiro e Salvador. O registro civil de seu nascimento foi feito na capital baiana, onde sua mãe viúva encontraria abrigo na casa de seu tio.

Sua família era de Juiz de Fora, onde ele cresceu e se formou engenheiro civil em 1955, graduado na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. É oficial da Reserva R/2 do Exército Brasileiro pelo NPOR de Juiz de Fora. Ingressou na carreira política em 1955, quando filiado ao partido trabalhista brasileiro (PTB).
Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora 1967 a 1971. Em 1992 chegou a presidente da República após o  impeachment de Fernando Collor de Mello. Após sair da presidência, ganhou eleições em 1988 para governador de Minas Gerais.

Drante a presidência de Itamar, o Brasil estava no meio de uma grave crise econômica, com a inflação chegando a 1100% em 1992, e alcançado quase 2500% no ano seguinte. Itamar trocou de ministros da economia várias vezes, até que Fernando Henrique Cardoso assumisse o Ministério da Fazenda.

Em fevereiro de 1994, o governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda a partir de idealização do economista Edmar Bacha, que estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária.

Nenhum comentário: