Rio - O ex-presidente Itamar Franco morreu na manhã neste sábado, aos 81 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após contrair uma pneumonia. O parlamentar que estava com leucemia, passou seu último aniversário dia 28 de junho, ao lado da família no hospital.
Governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda | Foto: Divulgação
Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.Sua família era de Juiz de Fora, onde ele cresceu e se formou engenheiro civil em 1955, graduado na Escola de Engenharia de Juiz de Fora. É oficial da Reserva R/2 do Exército Brasileiro pelo NPOR de Juiz de Fora. Ingressou na carreira política em 1955, quando filiado ao partido trabalhista brasileiro (PTB).
Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora 1967 a 1971. Em 1992 chegou a presidente da República após o impeachment de Fernando Collor de Mello. Após sair da presidência, ganhou eleições em 1988 para governador de Minas Gerais.
Drante a presidência de Itamar, o Brasil estava no meio de uma grave crise econômica, com a inflação chegando a 1100% em 1992, e alcançado quase 2500% no ano seguinte. Itamar trocou de ministros da economia várias vezes, até que Fernando Henrique Cardoso assumisse o Ministério da Fazenda.
Em fevereiro de 1994, o governo Itamar lançou o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda a partir de idealização do economista Edmar Bacha, que estabilizou a economia e acabou com a crise hiperinflacionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário