terça-feira, 5 de julho de 2011

Duque perde para o Barueri e se afunda

Time da Baixada Fluminense tem apenas três pontos e se distancia da saída da zona de rebaixamento. Barueri respira
Val Baiano (2º à esq.) comemora gol contra o Duque de Caxias / Foto: Rui Porto Filho/Fotoarena/AEVal Baiano (2º à esq.) comemora gol contra o Duque de CaxiasFoto: Rui Porto Filho/Fotoarena/AE
O Duque de Caxias fica cada vez mais longe da porta de saída da zona de rebaixamento. O lanterna da Série B perdeu nesta terça-feira por 3 a 2 para o Grêmio Barueri, em Macaé, pela 10ª rodada da competição, e segue com apenas três pontos. Enquanto isso, os rivais na parte de baixo da tabela já contam com nove pontos – incluindo todos os outros três da degola.

Já o Grêmio Barueri, que estava próximo da zona de rebaixamento, consegue respirar com o resultado. A equipe chega aos 13 pontos e fica, pelo menos temporariamente, na nona colocação.

Júnior Guerreiro, Alex Maranhão e Val Baiano marcaram para o Barueri, e Leandro Teixeira e Somália fizeram os gols do time da Baixada Fluminense.

Dia de estreia

O jogo marcou a estreia de Valdir Espinosa no comando do Duque de Caxias. O técnico estava afastado dos gramados desde 2009, quando foi assistente de Renato Gaúcho no Fluminense. Sua missão nesta terça era conquistar a primeira vitória do lanterna da Série B.

A expectativa era que o Duque de Caxias começasse o jogo de maneira agressiva, partindo para cima do adversário. Mas foi o Barueri - mesmo com três volantes - que foi mais perigoso nos primeiros minutos. Tanto que poucos segundos após o apito inicial, Alex Maranhão quase abriu o placar para os visitantes.

Preocupado com a pressão paulista, Espinosa orientou seu time a adiantar a marcação na saída de bola e explorar as jogadas pelo meio. O resultado veio num piscar de olhos. Aos 15 minutos, Leandro Teixeira desarmou Anderson Pedra e tabelou com Somália (este, deu lindo passe de calcanhar). Já dentro da área, Leandro finalizou em cima do goleiro Juninho, mas soube aproveitar o rebote e abrir o placar para o Duque.

Pena que a defesa da equipe de Caxias ainda batia cabeça. Aos 26, Saldanha cruzou na medida para Junior Guerreiro que, livre de marcação, cabeceou com força. Uma finalização impossível para o goleiro Thiago. Era o empate do Barueri no Moacyrzão. A primeira etapa foi bastante movimentada, com boas chances de gol (muitas grosseiramente desperdiçadas), a maioria delas sendo criadas pelas laterais do campo.

Duque sofre a virada

A correria do primeiro tempo continuou no segundo. Se o jogo pecava um pouco pela falta de jogadas bem trabalhadas ou lances de efeito, por outro empolgava pela velocidade com que as equipes chegavam ao ataque e arriscavam ao gol. O famoso recurso do "coloca na frente e chuta" foi utilizado diversas vezes pelos atacantes de ambos os lados.

Substituto do machucado Erick Flores, o meia Abedi (aquele mesmo!) era o responsável por criar as oportunidades para André Luiz e Somália. Do outro lado, a função era de Alex Maranhão. Porém, o jogador mais finalizava do que municiava os outros.

A “fome” de Alex Maranhão era o indício de que o jogador balançaria as redes. Aos 11 minutos, Val Baiano recebeu de Ademir Sopa e chutou cruzado. Thiago deu rebote e Maranhão não perdoou. Era o gol da virada do time paulista.

Porém, a dupla Leandro Teixeira e Somália mostraria novamente sua efetividade. Sete minutos depois de sofrer o gol, Teixeira recebeu de Toni e encontrou Somália livre, dentro da pequena área, para igualar o placar no Moacyrzão.

Mas como o Duque de Caxias continuou vacilando na defesa, veio o terceiro gol do Barueri, com Val Baiano. Com o resultado, o time do interior fluminense, firme na lanterna, chega a dez jogos na Série B sem vencer nenhum. Já a equipe paulista segue no meio da tabela de classificação da competição e conquista sua primeira vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA


DUQUE DE CAXIAS (2)
Thiago; Everton Silva (Bruno Veiga, aos 34'/2°T), Lucão, Santiago e Paulo Rodrigues; Thiaguinho, Leandro Teixeira, Toni e Erick Flores (Abedi, aos 41'/1°T; Douglas, aos 37'/2°T); André Luiz e Somália. Técnico: Valdir Espinosa

GRÊMIO BARUERI (3)
Juninho; Saldanha (Gil, aos 22'/2°T), Daniel Marques, Edson Borges e Junior Guerreiro; Anderson Pedra, Audálio (Daniel, aos 30'/2°T), Ademir Sopa e Alex Maranhão; Marcelinho e Léo Gamalho (Val Baiano, no intervalo). Técnico: Sérgio Soares

Gols: Leandro Teixeira, aos 15'/1°T (1-0); Junior Guerreiro, aos 26'/1°T (1-1); Alex Maranhão, aos 11'/2°T (1-2); Somália, aos 18'/2°T (2-2) e Val Baiano, aos 40'/2°T (2-3)

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ)
Data: 5/7/2011
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Assistentes: Diorgenes Menezes Serrão (PA) e José Ricardo Guimarães (PA)
Cartões Amarelos: Marcelinho (Grêmio Barueri), Audálio (Grêmio Barueri), Saldanha (Grêmio Barueri)

Nenhum comentário: