quinta-feira, 7 de julho de 2011
Estudantes de Duque de Caxias ganharão passeios por pontos turísticos
Um passeio para conhecer o Pão de Açúcar e o Corcovado e assistir a um treino do Flamengo será o prêmio para 30 alunos da rede municipal de Duque de Caxias, que escreverem as melhores redações sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A iniciativa beneficiará os estudantes inscritos na próxima etapa do programa, que formou 1.400 estudantes de 18 escolas do município nesta quarta-feira (06/07).
Em Duque de Caxias, o programa já contemplou mais de 09 mil alunos de 90 escolas municipais. A partir de agora o PROERD terá como alvo, também, os pais e mães dos estudantes, professores e o pessoal de apoio das unidades de ensino. A informação foi dada pelo chefe de gabinete do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Millan, que prestigiou a formatura.
A solenidade de formatura foi realizada no Teatro Raul Cortez e contou com a presença do prefeito José Camilo Zito, da secretária de Educação, professora Roseli Duarte, do comandante do 15º BPM, Álvaro Moura, além do coordenador do PROERD, tenente coronel Nélio Campos e dos instrutores do programa. Num teatro completamente lotado, os alunos contemplados, todos do 5º ano, se esmeraram em mostrar que assimilaram tudo o que foi ensinado.
Emocionados, os alunos atuaram em total sintonia com os militares instrutores. As medalhas foram entregues no palco do teatro. Já os certificados de participação serão entregues aos alunos nas suas respectivas escolas. A primeira a ser chamada foi a aluna Maria Ferreira, da Escola Municipal Carlota Machado. Em seguida, um fila de crianças tomou conta do palco, representando suas unidades de ensino.
O evento terminou com um esquete, no qual dois soldados, “QAP” e “PO”, são designados pelo coronel “Gemada” para prender o traficante “Zé Tristeza”, acusado de vender drogas para alunos na porta da “Escola Esperança”. Como testemunha, o pipoqueiro seu Manoel, que vende pipocas na porta da unidade, as autoridades e a plateia, que se deliciou com as trapalhadas de “QAP” e “PO”. Ao final, após a divertida prisão do “criminoso”, todos aplaudiram entusiasticamente, com a mensagem: drogas, não!
A secretária de Educação, professora Roseli Duarte, falou do orgulho de participar de mais esta formatura do PROERD. “Tenho certeza que vocês aprenderam os ensinamentos destes policiais militares, que lhes transmitiram lições sobre compromisso, ordem e política de paz, que só se constrói longe das drogas”, enfatizou, agradecendo ao coronel Millan que investiu nas crianças de Duque de Caxias.
O coordenador do PROERD, tenente coronel Nélio Campos, lembrou que o programa já atingiu 14 milhões de crianças em todo o Brasil. Morador da Ilha do Governador, ele observou que perdeu vários colegas de escolas que optaram pelo caminho do crime. “Sé na época houvesse o PROERD, tenho certeza, muitos deles estariam vivos hoje em dia”, destacou.
O representante do Estado Maior da PM, coronel Carlos Eduardo Millan, observou que o envolvimento com as drogas destrói muitas famílias. “É um buraco do qual poucas vezes se consegue escapar. Assim, é mais lógico que se invista neste programa para não termos que construir presídios. E temos muito orgulho de termos iniciado o PROERD por Duque de Caxias, que, graças ao trabalho da secretária Roseli, a educação pública municipal voltará ser referência no estado”, concluiu.
O prefeito Zito lembrou que, com o crescimento vertiginoso da cidade, necessita de jovens preparados e bem qualificados. Ele agradeceu à Polícia Militar pelo PROERD, que em parceria com a Secretaria de Educação, trabalha para manter as crianças longe das drogas. “Precisamos lembrar e agradecer aos professores, que são muito importantes para a formação de cada um de nós como cidadão de bem”, concluiu o prefeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário