sábado, 23 de outubro de 2010

MacBook Air: Leves, finos e caros

Apple actualizou o modelo mais pequeno da gama, o MacBook Air, com dois computadores
LUÍS PEDRO CARVALHO
 
foto Justin Sullivan/Getty Images/AFP
MacBook Air: Leves, finos e caros
Steve Jobs apresentou o novo MacBook Air
 
Se o peso e tamanho de um portátil, sem descurar as capacidades de processamento, é ponto essencial na altura de comprar um computador, a Apple tem uma nova solução para si. Com três milímetros de espessura no lado mais fino do corpo monobloco em alumínio e 1,7 centímetros no lado mais grosso, a empresa de Cupertino apresentou a nova linha MacBook Air.
Sem nunca ter sido um produto consensual devido ao preços e características técnicas, o MacBook Air (MBA), que pode variar entre 1,06 e 1,32 kg, recebe a primeira grande modificação desde que foi lançado, em Janeiro de 2008.
Construído de raiz para usar memória flash, o MacBook Air não usa disco rígido, um componente mais lento, pesado e propício a erros. O MBA não conta também com uma unidade de leitura óptica, visto que o futuro dos computadores portáteis, de acordo com a empresa norte-americana, passa por conteúdos descarregados da Internet e "unidades sólidas flash" (SSD).
Steve Jobs, o CEO da Apple, garante ter aplicado algum do conhecimento adquirido com o lançamento do iPad no modo de funcionamento e construção do MBA, que está disponível numa versão de 11,6 e 13,3 polegadas.
A bateria do modelo de maiores dimensões terá uma autonomia de sete horas e a do modelo mais pequeno cinco. Os dois computadores têm duas portas USB, ligação Wi-fi, Bluetooth. O leitor de cartões SD existe apenas na variante de maiores dimensões.
Com processadores Intel Core 2 Duo, que variam entre 1.4 a 2.13 Ghz (alguns apenas disponíveis com configuração personalizada), e dois gigabytes de memória RAM (expansíveis até quatro Gb), os novos MBA têm teclados completos, equivalentes aos usados nos actuais MacBook e MacBook Pro, tal como a touchpad multitoque. Será na área das características que o MacBook Air ganha quando comparado com os "netbook", computadores que pouco mais conseguirão fazer do que navegar na Web e processar texto.
Claro está que o preço também não é semelhante aos pequenos computadores que tão na moda estão. O preço, em Portugal, arranca nos 999 euros, no modelo de 11 polegadas com 64 Gb de memória, e pode atingir os 1599 euros, no modelo de 13 polegadas com 256 Gb. Como curiosidade, o Adobe Flash não existe de raiz, mas pode ser instalado.

Nenhum comentário: