domingo, 2 de outubro de 2011

Programa Pró-Adolescente

Programa de apoio ao Trabalho do Adolescente

Com o intuito de encontrar formas próprias e eficazes de atuar em parceria com a comunidade na construção do bem-estar comum e de uma sociedade mais justa e igualitária, a Câmara dos Deputados criou o Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente — Pró-Adolescente no ano de 1993.
A essência do Programa Pró-Adolescente é a inclusão social pelo trabalho tendo como finalidade oferecer ao jovem a oportunidade de desenvolver o aprendizado por meio do contato com novas tarefas, obter qualificação especializada, auxiliar o aumento da renda familiar e, sobretudo, ampliar os seus horizontes para abraçar uma atividade profissional e até mesmo uma carreira. O Pró-adolescente conta com 418 jovens (adolescentes com 15 anos, oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1/2 salário mínimo, matriculados em escola pública e cursando a partir da 7ª série do Ensino Fundamental e residentes no DF) que trabalham de segunda à sexta-feira, com jornada de trabalho de 4 horas diárias, nos horários da manhã (8h30 às 12h30) ou da tarde (14 às 18 horas). Os adolescentes recebem 1(um) salário mínimo, vale-transporte de acordo com o local de residência, vale-alimentação, crachá de identificação e uniforme (camiseta branca personalizada).
O adolescente é admitido no programa como aprendiz, de acordo com a Lei 10.097/2000, e desenvolve qualificação em atividades de naturezas diversas, sendo oferecida capacitação nas áreas de atendimento ao público presencial e telefônico, noções de secretariado, técnicas de recepção, arquivamento e protocolo e cursos na área de informática. O adolescente ainda pode desfrutar de conhecimento das responsabilidades orgânicas de uma grande Instituição e principalmente do acompanhamento in loco do Processo Legislativo Brasileiro.
O Programa opera por meio de um contrato celebrado entre a Câmara dos Deputados e uma Instituição sem fins lucrativos, sendo esta atualmente o Centro Salesiano do Menor — CESAM, responsável pelo processo de inscrição, seleção e contratação dos adolescentes para a Câmara dos Deputados e, também, pelo acompanhamento psicopedagógico dos participantes do Programa. O Programa Pró-Adolescente, por meio da Secretaria Executiva do Pró-Adolescente, está em constante busca de conhecimentos de modo a fortalecer as relações cotidianas junto ao adolescente, destacando a sua importância dentro da Instituição. Para tanto vem-se implementando várias ações dentro de projetos desenvolvidos provocando mudanças que resultem na melhoria da qualidade de vida dos adolescentes participantes do Programa.

PROJETO DE AÇÃO ESCOLAR
Ações para melhorar o desempenho escolar dos adolescentes conscientizando-os da importância do estudo:
  • Guia de dicas e plano de estudo semanal;
  • Incentivo à leitura - Criação do Espaço Viva Leitura que conta com 500 títulos;
  • Plantão de Dúvidas - Reforço escolar com 10 voluntários e 9 disciplinas.

PROJETO LOTAÇÕES
Ações no sentido de adequar as lotações dos adolescentes às necessidades dos setores por meio da Seleção por competência comportamental:
  • Visita aos supervisores para a construção do perfil de competências comportamentais — atitudes e comportamentos compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas no setor requisitante;
  • Dinâmica de grupo com foco em competências utilizada na ambientação dos adolescentes para observar comportamentos específicos;
  • Participação dos supervisores na ambientação dos adolescentes objetivando uma maior integração e comprometimento daqueles que estão diariamente com os participantes do programa.

PROJETO ESPORTE E CULTURA
Ações no sentido de conscientizar o adolescente da Câmara sobre os benefícios da atividade física para a saúde e facilitar o seu acesso à cultura, valorizando o seu potencial artístico. Este projeto baseia-se na certeza de que a prática esportiva, aliada a uma nutrição adequada e ao fortalecimento da cultura, só vem contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida do adolescente no setor de trabalho, facilitando sua integração com o chefe e colegas de seção.
  • Participação em gincanas esportivas;
  • Concurso de artes;
  • Encontros com demonstração de talentos;
  • Mostras culturais.

PROJETO CÂMARA CIDADÃ
O objetivo do Programa, e conseqüentemente deste projeto, é valorizar o trabalho desenvolvido pelos adolescentes e oferecer-lhes apoio, promovendo ações no sentido de facilitar a sua inserção no mercado de trabalho através da promoção de parcerias com instituições acadêmicas e profissionais, que oferecerão bolsas de estudo em cursos pré-vestibular, de graduação, estágios remunerados e até mesmo a contratação efetiva dessa mão-de-obra já formada para o mercado.
  • Criação da Página do Programa no Portal da Câmara;
  • Cartilha de Valorização do Adolescente.

O Programa Pró-Adolescente foi premiado em 1º lugar na categoria Pessoa Jurídica — Projetos Sociais, Edição 2006, do Prêmio Candango de Excelência em Recursos Humanos promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos — ABRH-DF. Este prêmio demonstra que o Programa de Apoio ao Trabalho do Adolescente é a experiência prática da solidariedade e da cidadania, que, ao longo desses anos, criou e multiplicou diversas ações em benefício dos adolescentes participantes, fortalecendo a imagem da Câmara dos Deputados como Instituição socialmente responsável.
Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Executiva do Pró-Adolescente
Localização: Anexo I, 23º andar, sala 2305
Telefone: (0xx61) 3216-7485 e 3216-7489
Fax: (0xx61) 3216-7485
E-mail: proad.depes@camara.gov.br

Nenhum comentário: