Encurtadores de URL
ENTENDENDO OS ENCURTADORES DE URL
Desde que determinadas linhas de comando ou textos postados foram bloqueados pelo limite dos 140 caracteres, os serviços para encurtar URLs como o Bit.ly, TinyUrl, Migre.me, Notlong e Is.gdganharam visibilidade.
Para usar o Bit.ly basta realizar um cadastro e você terá acesso ao número de cliques que seu link recebeu e até mesmo de que local do mundo eles vieram. Há como saber também quem mais encurtou o mesmo link que você. O site ainda oferece aplicativos para o Firefox e para celulares.
O Migre.me é o mais popular site de compressão brasileiro. Permite que você consulte links suspeitos para não cair na armadilha dos crackers. A única desvantagem é que você não pode acompanhar os cliques de todos os seus posts. Apenas os tweets mais populares têm esse privilégio, em um ranking na página principal.
O TinyURL foi o pioneiro mas já perdeu espaço no mercado. Além de comprimir seu link, você pode personalizá-lo. Possui bookmarklet, para você guardar seus endereços favoritos.
Já o Notlong permite que você acompanhe as estatísticas do seu Twitter e crie URLs personalizadas. Os serviços não diferem muito dos outros sites já apresentados.
Para quem precisa de mais espaço para escrever, o Is.gd é a solução, pois gera micro-URLs. Também possui bookmarklet.
Quer testar os encurtadores de URL, clique no link desejado:
Que fazer o caminho inverso, ao invés de encurtar, que tal "desencurtar"!
O "Untiny" é um ‘desencurtador’ de URLs.
Os principais encurtadores de URL adotaram um método para que o usuário possa conferir o link original antes de visitar a página. Adicione um sinal de adição “+” no final da URL.
A URL encurtada http://migre.me/58ulr levará você para o meu Blog.
Para ter certeza que ela realmente direciona para meu blog, digite um sinal de adição no final. Exemplo: http://migre.me/58ulr+
Você irá para a página do encurtador, onde estarão disponíveis várias informações sobre o link encurtado que você deseja visitar, como endereço original, quantidade de cliques dados, data e hora da criação, quantos retweets teve, quantos likes no Facebook etc. Essas informações variam de acordo com o site do encurtador utilizado.
Alguns encurtadores não oferecem esse recurso (como o TinyURL). Neste caso, você pode utilizar o serviço online grautito URL-Xray que revelará o endereço de URLs que foram encurtadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário