domingo, 2 de outubro de 2011

Brasil doa 53 milhões de dólares para projeto do PNUD de reconstrução do sistema de saúde haitiano


Reconstruir e fortalecer o sistema de saúde pública do Haiti a partir da transferência de tecnologia e conhecimento é o pilar central de um projeto de cooperação entre Brasil, Haiti e Cuba que prevê a construção de hospitais, centros de atendimento e capacitação de profissionais. No total, o Ministério da Saúde do Brasil vai investir 53 milhões de dólares (quase cem milhões de reais) em infraestrutura e treinamento no projeto executado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Serão construídos quatro hospitais, um laboratório de próteses, aparelhos e dispositivos ortopédicos, além de um centro de reabilitação – essencial para as dezenas de milhares de haitianos que perderam membros em decorrência do terremoto de 12 de janeiro de 2010. Trinta ambulâncias foram adquiridas e estão em fase de liberação.
Cuba contribui na transferência de conhecimento para capacitação técnica. O governo financia a Brigada Médica Cubana, que atua há quase 10 anos no Haiti com cerca de 700 especialistas e técnicos. Além disso, mais de 350 estudantes e médicos haitianos em exercício no país foram formados pela Escola Latinoamericana de Medicina de Cuba.
“Estamos confiantes nos impactos positivos que o projeto vai ter para a vida dos haitianos. Sendo bem-sucedida, a experiência pode se tornar um modelo de cooperação sul-sul a ser replicado em outros países da região e em especial na África”, afirma Joaquim Fernandes, Responsável pelo projeto no PNUD Brasil.
Para acessar o edital, clique aqui

Nenhum comentário: