quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Petrobras e Petroperú confirmam compromisso de cooperação mútua

O presidente da Petroperú, Humberto Campodónico Sánchez, visitou nesta terça-feira (25/10) a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, onde compareceu a uma reunião com o presidente José Sergio Gabrielli de Azevedo e executivos da Área Internacional.

No encontro, a Petrobras reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento das atividades naquele país e em colaboração com a Petroperú. Entre os temas mais importantes da reunião, destacam-se a política do governo peruano no setor de hidrocarbonetos e a pretensão de aprimorar a Petroperú para que esta se torne uma empresa integrada, possibilitando que tenha sua própria produção de petróleo e gás natural.

Foi decidida a constituição de um grupo de trabalho conjunto para avaliar as possibilidades de associação entre a Petroperú e a Petrobras. O objetivo é desenvolver o projeto que fornecerá gás natural à macrorregião sul do Peru (através do chamado Gasoduto Sul-Andino) e a criação de um polo petroquímico na cidade de Ilo, em linha com a decisão do governo peruano para que a Petroperú participe destes projetos.

Os executivos também discutiram a possibilidade de incluir, no âmbito da cooperação existente entre Petroperú e Petrobras, a colaboração para implementar a nova gerência de Exploração e Produção da Petroperú.  Foi discutido o intercâmbio tecnológico, capacitação e treinamento do pessoal da Petroperú na Universidade Petrobras e suas instalações, nas áreas de exploração e produção, refino, petroquímica, dutos, terminais e outros temas técnicos.

Na reunião, os executivos discutiram, ainda, a possível associação entre a Petroperú e a Petrobras para desenvolver iniciativas de exploração e produção de petróleo e gás natural no Peru, em áreas com potencial de hidrocarbonetos. Também foi analisada a possibilidade de uma proposta de negócios para lubrificantes, a pedido da Petroperú, para serem comercializados no mercado peruano.

Pesquisas apontam a Petrobras novamente como a preferida para se trabalhar no Brasil

Pesquisa divulgada esta semana pela consultoria Aon Hewitt, presente em 120 países, aponta a Petrobras no topo do ranking das empresas "mais desejadas" para se trabalhar. Esta é a quarta vez consecutiva que a companhia lidera o ranking, ficando à frente da Vale, Google, Itaú, Volkswagen e Nestlé, entre outras grandes empresas com atuação no país.

A companhia aparece com uma larga vantagem de votos entre os entrevistados na comparação com as demais. A Petrobras foi apontada como a preferida para se trabalhar por 1.869 pessoas. A Vale, segunda colocada no ranking, recebeu 590 votos, seguida pelo Google, que obteve 516 indicações.

Para a gerente de Planejamento de Recursos Humanos da Petrobras, Mariângela Mundim, a Petrobras "é vista como uma empresa de tecnologia de ponta, o que nos faz sair com alguns pontos na frente de vantagem e é reconhecida como uma empresa social e ambientalmente responsável, o que é valorizado pelos jovens". A gerente cita também como atrativos o treinamento dos empregados, o bom ambiente de trabalho e a possibilidade de enfrentar desafios.

Na 10ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia. de Talentos, este ano, com 40.445 estudantes a Petrobras foi a preferida entre os jovens brasileiros e no recorte regional, foi a empresa escolhida nas regiões Norte e Nordeste.

- OOOOOOO Meuuuuu Vascaoooooo - Vasco faz a festa em cima do Aurora na Colina e avança às quartas: 8 a 3

Alecsandro faz dois gols, dá uma assistência e é o principal personagem do jogo. Bernardo (dois), Juninho, Leandro, Douglas e Allan também marcam 
 
Em um jogo cheio de emoções, o Vasco goleou o Aurora-BOL por 8 a 3, nesta quarta, em São Januário, e se classificou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe conseguiu inverter a vantagem dos bolivianos, que na partida de ida, em Cochabamba, haviam vencido por 3 a 1, e desta vez terminaram ouvindo a torcida cantar uma paródia "turbinada" da velha marchinha de carnaval "Aurora". O atacante Alecsandro foi o grande personagem da partida. De vilão, quando perdeu um gol incrível e passou a ser vaiado, ele foi ao posto de herói ao se recuperar e fazer dois gols e dar uma assistência.
Outro destaque vascaíno foi o meia-atacante Bernardo, que fez dois gols, um deles um deles após driblar com estilo dois marcadores. O time entrou em campo com uma equipe mista, com apenas quatro jogadores titulares. O próximo adversário na Sul-Americana será o Universitário, do Peru.
A equipe da Colina volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, competição que é líder. Neste domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário, o time encara o São Paulo, que está em sexto.
Bernado faz golaço; Alecsandro vai de vilão a herói
Diante da necessidade de fazer gols, não restava outra opção ao Vasco que não fosse se lançar ao ataque. E foi isso que o time fez. Desde o apito inicial a equipe pressionou e conseguiu o que estava em seus planos, abrir o placar logo no começo. Aos nove minutos, Bernardo, que havia perdido uma chance clara de cabeça pouco antes, protagonizou um belíssimo lance. O meia driblou dois marcadores e fuzilou o goleiro do Aurora, que não conseguiu defender: 1 a 0.
Alecsandro gol vasco  (Foto: André Portugal / FOTOCOM.NET )Alecsandro comemora um dos gols que marcou nesta quarta (Foto: André Portugal / FOTOCOM.NET )
Como o placar ainda não interessava, o time da Colina seguiu em cima, mas acabou sofrendo um gol improvável. Aos 15 minutos, Douglas chutou em cima da Andaveris na entrada da área e a bola foi parar no ângulo de Fernando Prass, que nada pôde fazer: 1 a 1. O lance teve origem em um gol perdido de forma bisonha pelo atacante Alecsandro, que passou a ser muito vaiado pela torcida, que também pedia a entrada de Elton.
Mas a história do camisa 9 nesta partida estava apenas começando. Nesta altura, ele já tinha feito um gol que foi anulado - corretamente - pela arbitragem e podia também reclamar da sorte. Após um chute forte de Fellipe Bastos, o goleiro Lanz soltou a bola e Alecsandro chutou para o gol. Antes que a bola cruzasse a linha, Andaveris cortou. Um minuto depois, o atacante acertou o travessão em uma cabeçada.
Apesar da pressão, Alecsandro começou a mudar o rumo de sua participação. Aos 38 minutos, o atacante se posicionou bem após bola levantada na área e, de cabeça, mandou para o fundo da rede: 2 a 1. A redenção veio aos 44, quando o camisa 9 aproveitou cruzamento de Julinho e, mais uma vez de cabeça, venceu o goleiro Lanz: 3 a 1 e pazes feitas com a torcida cruz-maltina.
O Vasco jogou com um atleta a mais desde os 35 minutos depois que Galindo, que fez duas faltas duríssimas em Fagner, foi expulso. A equipe boliviana protagonizou alguns lances violentos durante a primeira etapa.

Vasco faz mais quatro e assegura a classificação
Na volta para o vestiário, o time cruz-maltino não deixou o ritmo cair e foi em busca do gol que lhe daria a classificação sem a necessidade dos pênaltis. De cabeça, Nilton quase marcou, mas foi Leandro que balançou a rede, e com participação decisiva de Alecsandro. O camisa 9 deu ótimo passe para o companheiro, que dominou e chutou alto na saída do goleiro do Aurora: 4 a 1. O gol foi o suficiente para incendiar a torcida, que passou a gritar que o time será campeão.
Satisfeito com o placar e com um homem a mais, o Vasco diminui o ritmo e passou a trocar mais passes curtos. O Aurora pouco saía do campo de defesa, mas em um dos ataques que organizou levou perigo ao gol de Fernando Prass. Andaveris mandou de cabeça e a bola passou rente à trave direita do goleiro. Então, para tentar liquidar a fatura de vez, o Vasco voltou ao ataque e marcou seu quinto gol. Fagner invadiu a área pela direita e foi derrubado por Mendez. Juninho assumiu a responsabilidade da cobrança e bateu firme no canto direito: 5 a 1.
Apesar do sentimento de dever cumprido por parte dos vascaínos, ainda havia mais emoção pela frente. Aos 26, após bola levantada na área, Sanjurjo foi atingido por Prass antes de finalizar. O árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Diomédes Peña. Passado o susto, o Vasco colocou a bola no chão e mais uma vez fez valer maior categoria. Aos 32 minutos, Allan tocou para Juninho, que lançou Bernardo. O meia pegou de primeira e mandou para o fundo da rede: 6 a 2. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
Ainda tinha tempo para mais festa. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio do lado esquerdo, Douglas desviou e fez seu primeiro gol pelo Vasco. Antes do fim da partida os bolivianos ainda conseguiram diminuir o prejuízo. Aos 42, Segovia apareceu de frente para o goleiro Fernando Prass e, na base da raça, fez o gol: 7 a 3. Para não deixar por menos, Allan fez mais um para o Vasco, aos 47. Ele recebeu, deixou o marcador na saudade e chutou com precisão. Fim de jogo 8 a 3 para o Vasco.

domingo, 23 de outubro de 2011

Mestrado Profissional para Professores de Matemática

Educação - Notícias

 20/10/2011 - 15:56h - Atualizado em 20/10/2011 - 16:02h
Abertas 1,5 mil vagas gratuitas para curso de mestrado em matemática

O curso de Mestrado Profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática está com inscrições abertas até o dia 26 de outubro. São oferecidas 1.525 vagas em todo o país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cada polo do programa destina 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.

A especialização stricto sensu é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, e destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB.

Os interessados em concorrer às vagas terão que passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, no dia 26 de novembro, às 13h. A avaliação tem questões objetivas e discursivas com duração máxima de quatro horas. A taxa para inscrição é de R$39,00.

Os aprovados, segundo o edital do Exame Nacional de Acesso, devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado ou Município. Além disso, os selecionados precisam apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.

Para mais informações, consulte o edital no site clicando aqui. Para se inscrever o candidato deve acessar o site.

sábado, 22 de outubro de 2011

31ª RODADA

Avaí vence jogo dramático e impede o Botafogo de dormir líder: 3 a 2
Glorioso, que reclama de pênalti em Loco Abreu no segundo tempo, sai na frente, sofre virada, empata o jogo, mas perde com gol de Robert no fim
A CRÔNICA
por Thiago Fernandes
Não era tênis, mas o placar foi digno de uma decisão de Grand Slam:  Avaí 3 x 2 Botafogo, com Gustavo Kuerten, Larri Passos e Thomaz Bellucci assistindo de camarote, na Ressacada. Sobraram chances de gol, belas defesas, golpe de caratê e polêmicas: gol de bicicleta do Avaí em impedimento e um pedido de pênalti de Caçapa em Loco Abreu por parte dos cariocas, quando o Leão vencia por 2 a 1, no início do segundo tempo. O uruguaio, autor do primeiro gol, ainda discutiu com o árbitro Sandro Meira Ricci por conta de "cera" dos adversários. Renato fez o segundo do Bota, que teve Lucas expulso antes do terceiro gol do Avaí.
Do lado vencedor, palmas para a brilhante atuação do goleiro Felipe e ânimo renovado para a luta contra o rebaixamento à Série B em 2012. Robinho e Cleverson - de bicicleta - viraram o jogo na primeira etapa, e Robert fez o gol que levou o time à 18º colocação, com 29 pontos. No entanto, o Avaí ainda pode ser superado pelo Atlético-PR, que tem 28 e enfrenta o Ceará neste domingo.  Na 32ª rodada, a equipe catarinense encara o Corinthians, domingo, dia 30, em São Paulo.
Com 52, o Botafogo segue em terceiro, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo (51), que enfrenta o Santos neste domingo, no Rio de Janeiro. O time volta a campo pelo Brasileiro no próximo sábado, contra o Cruzeiro, no Engenhão. Na terça-feira, vai à Colômbia decidir a vaga nas quartas de final contra o Santa Fé.
Loco marca, Avaí pedala e vira
O Botafogo entrou em campo sabendo que dependia apenas de si para ser líder, mesmo provisoriamente. E, com Felipe Menezes no lugar de Elkeson, partiu para cima para buscar o primeiro lugar. A postura pareceu assustar o Avaí. Dominando as ações, o Bota pulou na frente rapidamente. Renato cruzou na medida para Loco. O atacante ajeitou para Antônio Carlos, que foi desarmado. Mas a bola voltou para o uruguaio guardar: 1 a 0.
O gol silenciou a torcida do Avaí, mas acordou os seus jogadores. E o Leão logo descobriu que o sistema defensivo do Botafogo não estava seguro. Pelas laterais, o time chegava facilmente e ainda contava com a distração do miolo de zaga. Foi assim que o time da casa virou o jogo sete minutos após o gol alvinegro. Fernandinho fez bonita jogada pela esquerda e tocou para a pequena área. Livre, Robinho recebeu e fuzilou Jefferson: 1 a 1.
Dois minutos depois, o ataque do Avaí trocou passes na defesa do Botafogo até que Junior Urso mandou pelo alto para Cleverson. Na pequena área - em posição de impedimento por um pé - o jogador matou no peito e mandou uma bonita bicicleta, para delírio de Guga e Larri Passos no camarote.
A partir daí, o Avaí passou a jogar mais tranquilo. O Botafogo sentiu a virada. Fábio Ferreira quase entregou o terceiro gol ao tentar dominar a bola e deixar na medida para Robinho. Jefferson foi mais rápido e impediu o gol. Movido por Maicosuel, melhor em campo até então, o Botafogo voltou a dominar o jogo. E poderia ter empatado antes de ir para o intervalo, não fosse a má pontaria de Herrera. Na cara do gol, na pequena área, chutou em cima do goleiro.

Felipe e Robert decidem
O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma nova escalação e uma nova postura. Elkeson entrou no lugar de Herrera, e Léo substituiu Felipe Menezes. A intenção foi clara: liberar Maicosuel para atacar sem ter que voltar tanto. Deu certo. Os primeiros minutos foram de intensa pressão alvinegra. Em cobrança de escanteio, Fábio Ferreira ficou com o rebote, mas errou a cabeçada e perdeu chance de empate. Antônio Carlos quase devolveu a bicicleta depois de ficar com sobra de bola e arriscar a difícil jogada. A bola passou perto.
Com a mudança tática do Botafogo, o Avaí também resolveu mudar. Além de passar a jogar nos contra-ataques, começou a fazer a tradicional “cera”. O goleiro perdia o tempo que era possível quando tocava na bola. E os gandulas davam uma ajuda retardando o máximo possível a reposição de bola.
Irritado com a artimanha de Felipe, Loco Abreu chegou a lhe "dar um chega pra lá" em uma das lentas reposições de bola. Os dois discutiram, e o juiz pediu calma ao atacante. E o uruguaio ficou ainda mais aborrecido ao pedir pênalti numa duvidosa disputa dentro da área com o zagueiro Caçapa - o árbitro considerou o lance normal. Irritação uruguaia à parte, o Botafogo jogava bem, e o gol de empate não demorou a sair. Cortês levantou na área para Loco, que ajeitou para Renato fazer, de cabeça, seu primeiro gol com a camisa alvinegra e deixar tudo igual.
O próprio Renato poderia ter colocado o Botafogo em vantagem depois de desarmar Leandrinho e partir livre para o ataque. Mas o chute saiu fraco, e o goleiro pegou. A partir daí, foi uma sucessão de gols perdidos e defesas de Felipe. Maicosuel fez linda jogada e tocou para Loco na área. O atacante chutou, mas o goleiro defendeu. Depois de cobrança de escanteio, Fábio Ferreira cabeceou, Felipe defendeu e, no rebote, o goleiro voltou a pegar o chute de Marcelo Mattos.
Caio Jr. ainda lançou Caio no lugar de Maicosuel, que sentiu cãibras. O camisa 7 tentou voltar, mas o técnico confirmou a alteração. Na saída de campo, o Mago não escondeu a irritação.
Parecia que o gol da vitória do Botafogo sairia a qualquer momento. Até que Lucas fez falta dura em Gian e foi expulso com vermelho direto. No primeiro lance de ataque após a expulsão, o Avaí chegou à vitória. Lincoln chutou, Jefferson deu rebote, e Robert renovou as esperanças avaianas de permanecer na Série A em 2012.

estatísticas
AVA
BOT
faltas cometidas
  • 20
  • 18
passes errados
  • 27
  • 25
finalizações | 10 - 16
assistências realizadas
  • 2
  • 1
defesas difíceis
  • 5
  • 1
gols da partida | 3 - 2
impedimentos marcados
  • 1
  • 1
roubadas de bola
14
6

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 30 milhões na próxima quarta-feira

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.330 sorteadas neste sábado.
Sorteio foi realizado em Caldas Novas (GO).

Do G1, em São Paulo
Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.330 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (22) pela Caixa Econômica Federal. O sorteio foi realizado em Caldas Novas (GO).
A estimativa da Caixa é de que o concurso próximo prêmio, que será sorteado na quarta-feira (26), seja de R$ 30 milhões.
Confira as dezenas sorteadas do concurso 1.330:
08 - 18 - 21 - 30 - 48 - 49

31ª RODADA

Firme na defesa, Atlético-MG bate o tenso e desfalcado Fluminense: 2 a 0
Time de Cuca tem pouca posse de bola, mas aproveita bem as chances e resolve o jogo na etapa inicial. Abel Braga sofre sem Fred e Deco
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
No duelo do desfigurado aspirante ao título contra o ameaçado de queda, brilhou a estrela daquele que já ajudou o Fluminense em arrancada histórica na luta para se manter na Série A em 2009. Cuca aproveitou os desfalques de Abel Braga e armou um Atlético-MG traiçoeiro, explorando bem os contra-ataques, diante de um adversário nervoso na ausência de seu principal astro, Fred, suspenso. O Atlético-MG venceu por 2 a 0 no Engenhão, esfriou a boa fase tricolor e teve alívio momentâneo na tabela. Foi a primeira vitória de uma equipe mineira no estádio, inaugurado em 2007 - foram 28 jogos, sendo que o Alvinegro disputara nove, perdendo todos.
O resultado tira o Atlético-MG temporariamente da zona de rebaixamento, com 33 pontos, dois a mais que o Cruzeiro, primeiro do Z-4, e um à frente do Ceará, 16º colocado. O rival mineiro enfrenta o Atlético-GO neste domingo, às 18h, na Arena do Jacaré. Já os cearenses enfrentam o Atlético-PR, às 16h na Arena da Baixada..
O Galo seguirá fora da zona de rebaixamento caso Cruzeiro ou Ceará empate ou perca. Já o Fluminense, em quinto,  pode ser ultrapassado neste domingo se o São Paulo vencer o Coritiba neste domingo, às 16h, no Morumbi.
Na próxima rodada, o Fluminense vai a Fortaleza enfrentar o Ceará no sábado, às 18h. Já o Atlético-MG recebe o Palmeiras, domingo, às 18h.
Flu tem maior posse de bola, mas incomoda pouco
Abel Braga fez um treino secreto durante a semana, teve o segredo desvendado, e reclamou da imprensa antes de a bola rolar. Parecia sentir que a noite não seria tranquila. Mesmo com mais de 70% de posse de bola no primeiro tempo, o treinador viu a aplicada equipe de Cuca abrir 2 a 0 na etapa inicial. Um placar estranho pelo pouco volume de jogo dos mineiros, mas facilmente explicável pela falta de de poder de fogo tricolor. Sem Fred e Rafael Moura, o ataque formado por Martinuccio e Rafael Sobis quase não incomodou os defensores atleticanos. A ausência de Marquinho  também era sentida.
O Atlético Mineiro viajou ao Rio para se defender e explorar contra-ataques. Pela direita, Carlos Cesar tentava aproveitar os avanços de Carlinhos, com auxilio do experiente Mancini no setor. Na esquerda, Bernard disparava nos espaços deixados por Mariano. O veloz meia conseguiu uma jogada que deu tranquilidade ao Galo nos minutos iniciais. Prendeu a bola na área, driblou e caiu após disputa com Mariano. Daniel Carvalho pediu a bola para Mancini e abriu o placar de pênalti, cobrando rasteiro, aos 12.
Foi a senha para o Atlético se fechar ainda mais. Com mais espaço, o Fluminense passou a conseguir trocar passes no meio, algo que não vinha acontecendo até então. Apesar do volume, o time de Abel, em vez de buscar objetivamente o gol de empate, passou a procurar um pênalti. Primeiro, Carlinhos se jogou em disputa com Carlos Cesar. Depois, Martinuccio caiu abraçado a Pierre. O juiz José Pierre Lima mandou seguir o jogo nos dois lances.
A melhor jogada trabalhada pelo Fluminense só surgiu aos 42, quando Lanzini entrou na área, driblou Leonardo Silva e cruzou bem. Com o goleiro batido, Rodrigo não conseguiu chegar para a finalização. Para piorar, três minutos depois, Daniel Carvalho levantou a bola na área e André se antecipou de cabeça: 2 a 0. Márcio Rosário, que acompanhou o atacante na jogada, reclamou dos companheiros.
- O Abel tinha avisado. Nossos dois zagueiros marcariam os zagueiros deles. Tive de abandonar o meu e não consegui chegar (em André). Não pode deixar os caras livres na bola aérea - comentou.
Galo se fecha mais e segura  o placar
Abel Braga decidiu voltar para o segundo tempo com Araújo no lugar de Rodrigo. Mas a primeira chance foi do Galo. Márcio Rosário, que reclamara no intervalo, deu motivo para ser alvo de lamentações. Praticamente ajeitou uma bola de cabeça para Daniel Carvalho puxar contra-ataque. O meia esticou para Mancini, que avançou sem marcação e chutou por cima do travessão.
A torcida tricolor, irritada, pedia Souza. Rafael Sobis errou um chute, Carlinhos furou uma dominada. Os gritos de incentivo viravam vaias. Aproveitando o clima, Daniel Carvalho arrancou pelo meio e rolou para André chutar de novo. Diego Cavalieri espalmou de forma esquisita para frente. O clima era favorável a Cuca.
Aos 15, Abel decidiu mudar de novo. Tirou Fernando Bob, muito vaiado, e colocou Souza. Cuca respondeu com Richarlyson no lugar de Mancini - que não gostou de sair, apesar de cansado. As mudanças mantiveram o panorama do jogo, com o Fluminense tentando pressionar, mas criando pouco. O time insistia em levantar bolas na área, mesmo sem seus melhores cabeceadores, diante de um adversário com dois zagueiros altos.
Na última tentativa de mudar o cenário, Abel colocou Ciro no lugar de Martinuccio. Para insistir nos contra-ataques, Cuca escalou Neto Berola na vaga de Fillipe Soutto. O time mineiro seguiu seguro, e Richarlyson ainda acertou uma bola no travessão.
Aos 38, Leandro Euzébio sofreu falta na entrada da área. O juiz marcou, mas expulsou o zagueiro por reclamação (pediu amarelo para o adversário). Souza cobrou a falta nas mãos de Renan. Com um a mais, o Atlético-MG desperdiçou duas boas chances de ampliar, mas teve calma suficiente para segurar a preciosa vitória na luta contra a queda.

1º dia do Enem: correção das provas

22/10/2011 20h25 - Atualizado em 22/10/2011 23h42

Sábado foi de ciências humanas e da natureza; veja respostas e comente.

Do G1, em São Paulo
91 comentários
Confira abaixo as respostas desenvolvidas pelos professores dos cursinhos Anglo e Etapa, de São Paulo, do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (veja respostas do Objetivo ao lado)
Neste domingo (23) os candidatos farão as provas de matemática, redação e linguagens e códigos. O G1 vai publicar a correção.
Confira a correção das provas do primeiro dia do Enem 2011
Anglo (PROVA AZUL) Etapa (PROVA AMARELA)
Ciências humanas e suas tecnologias     Ciências da natureza e suas tecnologias Ciências humanas e suas tecnologias     Ciências da natureza e suas tecnologias
Questão 1 Questão 24 Questão 46 Questão 69 Questão 1 Questão 24 Questão 46 Questão 69
Questão 2 Questão 25 Questão 47 Questão 70 Questão 2 Questão 25 Questão 47 Questão 70
Questão 3 Questão 26 Questão 48 Questão 71 Questão 3 Questão 26 Questão 48 Questão 71
Questão 4 Questão 27 Questão 49 Questão 72 Questão 4 Questão 27 Questão 49 Questão 72
Questão 5 Questão 28 Questão 50 Questão 73 Questão 5 Questão 28 Questão 50 Questão 73
Questão 6 Questão 29 Questão 51 Questão 74 Questão 6 Questão 29 Questão 51 Questão 74
Questão 7 Questão 30 Questão 52 Questão 75 Questão 7 Questão 30 Questão 52 Questão 75
Questão 8 Questão 31 Questão 53 Questão 76 Questão 8 Questão 31 Questão 53 Questão 76
Questão 9 Questão 32 Questão 54 Questão 77 Questão 9 Questão 32 Questão 54 Questão 77
Questão 10 Questão 33 Questão 55 Questão 78 Questão 10 Questão 33 Questão 55 Questão 78
Questão 11 Questão 34 Questão 56 Questão 79 Questão 11 Questão 34 Questão 56 Questão 79
Questão 12 Questão 35 Questão 57 Questão 80 Questão 12 Questão 35 Questão 57 Questão 80
Questão 13 Questão 36 Questão 58 Questão 81 Questão 13 Questão 36 Questão 58 Questão 81
Questão 14 Questão 37 Questão 59 Questão 82 Questão 14 Questão 37 Questão 59 Questão 82
Questão 15 Questão 38 Questão 60 Questão 83 Questão 15 Questão 38 Questão 60 Questão 83
Questão 16 Questão 39 Questão 61 Questão 84 Questão 16 Questão 39 Questão 61 Questão 84
Questão 17 Questão 40 Questão 62 Questão 85 Questão 17 Questão 40 Questão 62 Questão 85
Questão 18 Questão 41 Questão 63 Questão 86 Questão 18 Questão 41 Questão 63 Questão 86
Questão 19 Questão 42 Questão 64 Questão 87 Questão 19 Questão 42 Questão 64 Questão 87
Questão 20 Questão 43 Questão 65 Questão 88 Questão 20 Questão 43 Questão 65 Questão 88
Questão 21 Questão 44 Questão 66 Questão 89 Questão 21 Questão 44 Questão 66 Questão 89
Questão 22 Questão 45 Questão 67 Questão 90 Questão 22 Questão 45 Questão 67 Questão 90
Questão 23   Questão 68   Questão 23   Questão 68

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Baixada se prepara para o Super-réveillon 2012

A banda NX Zero Foto: Divulgação
Aline Custódio - Extra
Tamanho do texto A A A
Está dada a largada para o Réveillon da Baixada 2012, que será na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias.
O esquenta começará por volta das 19h30m, ao som de DJs. Mas as principais atrações subirão ao palco a partir das 21h30m. A primeira a animar a festa será a cantora gospel Fernanda Brum, acompanhada do Afro Lata. Às 22h30m, será a vez da banda de rock NX Zero. Depois do show de fogos, Rodriguinho subirá ao placo. O encerramento será ao som da bateria da escola de samba Grande Rio, a partir das 2h30m do primeiro dia de 2012.

A cantora gospel Fernanda Brum
A cantora gospel Fernanda Brum Foto: Divulgação
O Réveillon da Baixada é uma parceria da Prefeitura de Duque de Caxias, do jornal EXTRA e da Globo Rio.
O apresentador da festa ainda é um mistério. Mas será alguém do elenco da Rede Globo.
Esta é a terceira edição do evento, que tem a cidade-sede escolhida numa gincana envolvendo os municípios da Baixada Fluminense. Em 2010, a Escola Municipal Unidade Integrada, de São João de Meriti, venceu a competição e levou o Réveillon para a cidade. Cerca de 100 mil pessoas deram as boas-vindas a 2011 com um show pirotécnico de 12 minutos e contagem regressiva do cantor Belo e da apresentadora do Vídeo Show Geovanna Tominaga.

Rodriguinho
Rodriguinho Foto: Divulgação
Este ano, a Gincana da Baixada ocorreu em Seropédica e Duque de Caxias venceu por um ponto a segunda colocada da disputa.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-se-prepara-para-super-reveillon-2012-2854613.html#ixzz1bO4I2v8A

sábado, 15 de outubro de 2011

AJUDEM POR FAVOR.

 
Pelo sim, pelo não...
Não custa nada repassar.... AJUDEM.
Divulguem a foto, por favor! 'EU VOS SUPLICO'   


 
SE FOSSE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA,VC DEIXARIA DE ENVIAR???

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

GREVE DOS BANCARIOS DEVE ACABAR A PARTIR DE TERÇA-FEIRA DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011

14/10/2011

Unidade da categoria conquista aumento real, valorização do piso e PLR maior

 
Crédito: Jailton Garcia - Contraf-CUT
Jailton Garcia - Contraf-CUT Nova proposta foi apresentada após 18 dias de greve nacional

Após 18 dias de greve nacional dos bancários, a maior dos últimos 20 anos, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta sexta-feira (14) uma nova proposta que inclui reajuste salarial de 9% (correspondendo a um aumento real de 1,5%), valorização do piso da categoria que passaria a ser de R$ 1.400 (aumento real de 4,3%) e melhorias na PLR, com aumento da parcela fixa da regra básica para R$ 1.400 (reajuste de 27,2%) e do teto da parcela adicional para R$ 2.800 (reajuste de 16,7%). A proposta inclui ainda cláusula que coíbe o transporte de numerário por bancários e o fim da divulgação de rankings individuais dos funcionários, combatendo o assédio moral.

Na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a proposta apresentada atende às principais reivindicações dos bancários: aumento real de salário pelo oitavo ano consecutivo, valorização do piso, distribuição de um valor maior de PLR e avanços nas cláusulas de segurança e saúde do trabalhador. Dessa forma, o Comando recomenda a aprovação da proposta pelas assembléias que serão realizadas pelos sindicatos na segunda-feira (17), em todo o país.

> Clique aqui para acessar a íntegra da proposta da Fenaban

"A proposta traz avanços importantes e é uma conquista da greve nacional da categoria, a mais forte em duas décadas, que mobilizou trabalhadores de bancos públicos e privados por 18 dias, chegando a paralisar 9.254 agências em todo o país e forçou os bancos a mudarem de posição", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. "A proposta adquire ainda mais importância porque representa a consolidação de uma política permanente de recomposição dos salários, com aumento real pelo oitavo ano consecutivo e valorização do piso da categoria", sustenta.

Cordeiro lembra ainda que nas primeiras rodadas de negociação os bancos negavam a possibilidade de aumento real, alegando risco de alta da inflação, discurso que foi amplamente repercutido pela mídia. "Essa tese falsa foi derrotada. Conseguimos arrancar vitória econômica, com a melhoria do poder de compra dos salários e do piso, mas principalmente política. Os bancos tentaram vencer a categoria pelo cansaço, mas revertemos o quadro e saímos vitoriosos", afirma.

A conquista deixa clara a importância da consolidação da estratégia de unidade nacional da categoria. A campanha unificada, reunindo trabalhadores de bancos públicos e privados, vem sendo construída desde 2004 e cada vez mais se mostra como uma opção acertada da categoria, que reitera sua opção em todas as conferências e congressos. "Com isso, conquistamos a Convenção Coletiva de Trabalho válida para todos os bancos em todo o território nacional - fato único entre as categorias profissionais no Brasil", aponta o presidente da Contraf-CUT. Na avaliação do Comando, com a proposta apresentada, a Campanha Nacional 2011 se soma a essa trajetória de vitórias.

Os dias de paralisação não serão descontados, mas serão compensados até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo após esse período será anistiado

As negociações de temas específicos de Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ocorrem ainda hoje e serão divulgadas em breve.


Fonte: Contraf-CUT

GREVE DOS BANCÁRIOS ARRANCA REAJUSTE MAIOR NESTE SEXTA

Greve arranca reajuste de 9%, reajuste na PLR e piso maior    
A greve dos bancários, a maior dos últimos 20 anos, forçou os bancos a avançarem nas negociações e apresentarem nesta sexta-feira, à noite, uma proposta global que prevê reajuste de 9% (inflação mais aumento real de 1,53%) para os salários acima do piso. Para o piso o aumento será maior: 12% (inflação mais aumento real de 4,53%).

Houve avanço também na participação nos lucros e resultados. A PLR repetirá a regra do último acordo de 90% do salário, porém com acréscimo de 27% na parcela fixa que passará para R$ 1.400, e de 17% na parcela adicional que sai dos R$ 2.400 do acordo passado para R$ 2.800 no deste ano.

Os dias parados não serão descontados, mas compensados até 15 de dezembro. Os banqueiros insistiram em impor a compensação até 30 de junho, mas a pressão dos dirigentes da Contraf-CUT e dos sindicatos fez com que recuassem para o prazo de 15 de dezembro.

Romário: "Brasil tem que parar de ser escravo da Fifa"

Imagem Icone PSB

Partido Socialista Brasileiro - PSB
Copa de 2014 - 10/10/2011
Romário segue exercendo um papel de fiscal da organização para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Na noite deste domingo, o deputado federal (PSB-RJ) manifestou-se no Twitter contra a opinião da Fifa sobre a questão da meia-entrada no Mundial - a organização máxima do futebol mundial descartou arcar com a conta de R$ 180 milhões, quantia necessária para viabilizar os 50% de descontos para estudantes e idosos durante o torneio.
"A Fifa vai ter lucro de bilhões e não quer pagar uma conta de R$ 180 milhões? Tem que ter meia entrada e quem tem que pagar a conta é a Fifa. Lei é lei e tem que ser cumprida! O Brasil tem que parar com esse negócio de ser escravo da Fifa. A soberania do país tem q ser respeitada", disparou o tetracampeão mundial, um dos principais críticos da organização do Mundial.
Inconformado com a passividade dos políticos brasileiros diretamente ligados à Copa do Mundo, Romário citou dois governadores para demonstrar o erro da submissão à entidade futebolística.
"O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que o Brasil deve respeitar o acordo com a Fifa e não ter meia-entrada. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que o governo que deve bancar a conta da meia-entrada", contou Romário.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Zizek: o casamento entre democracia e capitalismo acabou

O filósofo e escritor esloveno Slavoj Zizek visitou a acampamento do movimento Ocupar Wall Street, no parque Zuccotti, em Nova York e falou aos manifestantes. “Estamos testemunhando como o sistema está se autodestruindo. "Quando criticarem o capitalismo, não se deixem chantagear pelos que vos acusam de ser contra a democracia. O casamento entre a democracia e o capitalismo acabou". Leia a íntegra do pronunciamento de Zizek.

Durante o crash financeiro de 2008, foi destruída mais propriedade privada, ganha com dificuldades, do que se todos nós aqui estivéssemos a destruí-la dia e noite durante semanas. Dizem que somos sonhadores, mas os verdadeiros sonhadores são aqueles que pensam que as coisas podem continuar indefinidamente da mesma forma.

Não somos sonhadores. Somos o despertar de um sonho que está se transformando num pesadelo. Não estamos destruindo coisa alguma. Estamos apenas testemunhando como o sistema está se autodestruindo.

Todos conhecemos a cena clássica do desenho animado: o coiote chega à beira do precipício, e continua a andar, ignorando o fato de que não há nada por baixo dele. Somente quando olha para baixo e toma consciência de que não há nada, cai. É isto que estamos fazendo aqui.

Estamos a dizer aos rapazes de Wall Street: “hey, olhem para baixo!”

Em abril de 2011, o governo chinês proibiu, na TV, nos filmes e em romances, todas as histórias que falassem em realidade alternativa ou viagens no tempo. É um bom sinal para a China. Significa que as pessoas ainda sonham com alternativas, e por isso é preciso proibir este sonho. Aqui, não pensamos em proibições. Porque o sistema dominante tem oprimido até a nossa capacidade de sonhar.

Vejam os filmes a que assistimos o tempo todo. É fácil imaginar o fim do mundo, um asteróide destruir toda a vida e assim por diante. Mas não se pode imaginar o fim do capitalismo. O que estamos, então, a fazer aqui?

Deixem-me contar uma piada maravilhosa dos velhos tempos comunistas. Um fulano da Alemanha Oriental foi mandado para trabalhar na Sibéria. Ele sabia que o seu correio seria lido pelos censores, por isso disse aos amigos: “Vamos estabelecer um código. Se receberem uma carta minha escrita em tinta azul, será verdade o que estiver escrito; se estiver escrita em tinta vermelha, será falso”. Passado um mês, os amigos recebem uma primeira carta toda escrita em tinta azul. Dizia: “Tudo é maravilhoso aqui, as lojas estão cheias de boa comida, os cinemas exibem bons filmes do ocidente, os apartamentos são grandes e luxuosos, a única coisa que não se consegue comprar é tinta vermelha.”

É assim que vivemos – temos todas as liberdades que queremos, mas falta-nos a tinta vermelha, a linguagem para articular a nossa ausência de liberdade. A forma como nos ensinam a falar sobre a guerra, a liberdade, o terrorismo e assim por diante, falsifica a liberdade. E é isso que estamos a fazer aqui: dando tinta vermelha a todos nós.

Existe um perigo. Não nos apaixonemos por nós mesmos. É bom estar aqui, mas lembrem-se, os carnavais são baratos. O que importa é o dia seguinte, quando voltamos à vida normal. Haverá então novas oportunidades? Não quero que se lembrem destes dias assim: “Meu deus, como éramos jovens e foi lindo”.

Lembrem-se que a nossa mensagem principal é: temos de pensar em alternativas. A regra quebrou-se. Não vivemos no melhor mundo possível, mas há um longo caminho pela frente – estamos confrontados com questões realmente difíceis. Sabemos o que não queremos. Mas o que queremos? Que organização social pode substituir o capitalismo? Que tipo de novos líderes queremos?

Lembrem-se, o problema não é a corrupção ou a ganância, o problema é o sistema. Tenham cuidado, não só com os inimigos, mas também com os falsos amigos que já estão trabalhando para diluir este processo, do mesmo modo que quando se toma café sem cafeína, cerveja sem álcool, sorvete sem gordura.

Vão tentar transformar isso num protesto moral sem coração, um processo descafeinado. Mas o motivo de estarmos aqui é que já estamos fartos de um mundo onde se reciclam latas de coca-cola ou se toma um cappuccino italiano no Starbucks, para depois dar 1% às crianças que passam fome e fazer-nos sentir bem com isso. Depois de fazer outsourcing ao trabalho e à tortura, depois de as agências matrimoniais fazerem outsourcing da nossa vida amorosa, permitimos que até o nosso envolvimento político seja alvo de outsourcing. Queremos ele de volta.

Não somos comunistas, se o comunismo significa o sistema que entrou em colapso em 1990. Lembrem-se que hoje os comunistas são os capitalistas mais eficientes e implacáveis. Na China de hoje, temos um capitalismo que é ainda mais dinâmico do que o vosso capitalismo americano. Mas ele não precisa de democracia. O que significa que, quando criticarem o capitalismo, não se deixem chantagear pelos que vos acusam de ser contra a democracia. O casamento entre a democracia e o capitalismo acabou.

A mudança é possível. O que é que consideramos possível hoje? Basta seguir os meios de comunicação. Por um lado, na tecnologia e na sexualidade tudo parece ser possível. É possível viajar para a lua, tornar-se imortal através da biogenética. Pode-se ter sexo com animais ou qualquer outra coisa. Mas olhem para os terrenos da sociedade e da economia. Nestes, quase tudo é considerado impossível. Querem aumentar um pouco os impostos aos ricos? Eles dizem que é impossível. Perdemos competitividade. Querem mais dinheiro para a saúde? Eles dizem que é impossível, isso significaria um Estado totalitário. Algo tem de estar errado num mundo onde vos prometem ser imortais, mas em que não se pode gastar um pouco mais com cuidados de saúde.

Talvez devêssemos definir as nossas prioridades nesta questão. Não queremos um padrão de vida mais alto – queremos um melhor padrão de vida. O único sentido em que somos comunistas é que nos preocupamos com os bens comuns. Os bens comuns da natureza, os bens comuns do que é privatizado pela propriedade intelectual, os bens comuns da biogenética. Por isto e só por isto devemos lutar.

O comunismo falhou totalmente, mas o problema dos bens comuns permanece. Eles dizem-nos que não somos americanos, mas temos de lembrar uma coisa aos fundamentalistas conservadores, que afirmam que eles é que são realmente americanos. O que é o cristianismo? É o Espírito Santo. O que é o Espírito Santo? É uma comunidade igualitária de crentes que estão ligados pelo amor um pelo outro, e que só têm a sua própria liberdade e responsabilidade para este amor. Neste sentido, o Espírito Santo está aqui, agora, e lá em Wall Street estão os pagãos que adoram ídolos blasfemos.

Por isso, do que precisamos é de paciência. A única coisa que eu temo é que algum dia vamos todos voltar para casa, e vamos voltar a encontrar-nos uma vez por ano, para beber cerveja e recordar nostalgicamente como foi bom o tempo que passámos aqui. Prometam que não vai ser assim. Sabem que muitas vezes as pessoas desejam uma coisa, mas realmente não a querem. Não tenham medo de realmente querer o que desejam. Muito obrigado

Lei que amplia prazo do aviso prévio entra em vigor nesta quinta

Reprodução de InternetA lei que garante o aumento do prazo do aviso prévio de 30 para 90 dias publicada no Diário Oficial da União passa a valer nesta quinta-feira.
O projeto que tramitava pelo congresso desde 1989 foi aprovada pela Câmara no último dia 21 e foi sancionada sem vetos pela presidente Dilma Rousseff.
O prazo do aviso aumenta proporcionalmente ao tempo de serviço prestado na mesma empresa. Além do direito aos 30 dias, o trabalhador terá direito ao acréscimo de três dias a cada ano de serviço, limitado a 90 dias de aviso prévio.
Em caso de demissão voluntária, o empregado deve trabalhar pelo mesmo período ou ressarcir a empresa pelo tempo devido. Mas a empresa pode optar por liberar o empregado, sem ônus.
De acordo com a Casa Civil, o novo prazo de aviso prévio vale para demissões que ocorrerem a partir de hoje. Não influencia quem pediu demissão ou foi demitido antes da vigência da nova regra.
Fonte: Agência Brasil

Novo método para tratamento de diabetes pode ter sido descoberto

Um novo tratamento para o diabetes pode ter sido encontrado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que encontraram um mecanismo molecular responsável por fazer o número de celulas produtoras de insulina diminuir conforme a pessoa vai envelhecendo. Alterando esse funcionamento, os pesquisadores esperam poder solucionar o problema da falta da substância em pessoas que tem diabetes.
Por enquanto os testes só foram realizados em camundongos, mas de acordo com os cientistas o mecanismo descoberto existe tanto nos roedores quanto nos humanos. O professor da universidade, Seung Kim, e autor principal do artigo da pesquisa divulgada, acredita que poderá ser desenvolvido esse novo tratamento. A insulina é responsável por permitir a entrada de glicose (açúcar) nas células para que seja gerada a energia no corpo.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

AGENDA DO JUIZ WILLIAM DOUGLAS


 
 14/10 – Sexta-feira, às 9h30 – Seminário Livraria Saraiva – SP

 14/10 – Sexta-feira, às 20h – Jantar Adhonep  SP

• 15/10 – Sábado, às 13h30 – Workshop Grupo KLA – Seminário O Segredo dos Gênios (SP)
Local: Century Paulista Hotel – Rua Teixeira da Silva, 647 
 Paraíso (Curso das 8 às 17h com Renato Alves – manhã e William Douglas – tarde)


• 22/10 – Sábado, às 14h – Curso IURIS – Motivação OAB (RJ) 

• 22/10 – Sábado, às 17h – Super UTI – Aulão Exame da Ordem 1ª Fase (RJ)
Local: Auditório da Fesudeperj – Rua Marechal Câmara, 314 4º andar 
– Centro 

• 27/10 – Quinta-feira, às 19h – Palestra Candido Mendes – Unidade Tijuca (RJ)
Local: Rua Conde de Bonfim, 743 - Tijuca 


• 28/10 – Sexta-feira, às 12h30 – Feira da Carreira Pública – Rio de Janeiro (RJ)
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Cidade Nova 


• 29/10 – Sábado, às 15h30 – Feira da Carreira Pública – Rio de Janeiro (RJ)
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Cidade Nova

• 30/10 – Domingo, às 18h30h – Feira da Carreira Pública – Rio de Janeiro (RJ) Local: Centro de Convenções SulAmérica 
 Cidade Nova 


• 05/11 – Sábado, das 9h às 18h – Workshop em Brasí­lia com Felipe Lima
Local: Prédio do Parlamundi, Plenário José de Paiva Netto – SGAS Quadra 915, conj. H, lotes 75/76 – Asa Sul – Brasília (DF)

• 10/11 – Quinta-feira, às 19h – Palestra para a OAB – Fortaleza (CE) 
Local: Hotel Vila Galé 
– Avenida Dioguinho, 4.189 – Praia do Futuro 

• 11/11 – Sexta-feira, 
às 20h – Jantar Adhonep

• 13/11 – Domingo, às 17h30 – Palestra Igreja Betesda – Fortaleza (CE)
Local: Rua Capião Gustavo, 3.552 - Joaquim Távora 

• 20/11 – Domingo, às 10h – Palestra Congregação do Coelho – Rio de Janeiro