quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Começam as aulas dos cursos profissionalizantes no Centenário
A primeira aula reuniu todos os alunos dos novos cursos
A Fundação para Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC) de Duque de Caxias, em parceria com o SENAI, iniciou nessa segunda-feira, 19 de setembro, as aulas dos cursos de caldeireiro, encanador, montador e soldador em sua nova Unidade de Educação para o Trabalho (UNET) localizada no bairro Centenário. “Esses cursos vão abrir o mercado de trabalho para vocês”, afirmou a presidente da FUNDEC, Edite Viana, que recebeu os novos alunos e comentou sobre a escolha do bairro para a instalação destes cursos. “Esta região está com frequência nas manchetes policiais. Os cursos profissionalizantes darão oportunidade para que os jovens daqui mudem essa perspectiva”, declarou Edite.
Edite Viana: "Esses cursos vão abrir o mercado para vocês"
O representante do SENAI, Luis dos Santos, também saudou os alunos e foi um dos professores a dar aula nesse primeiro dia. “As instalações e o maquinário que temos aqui são tão boas que já serão usadas como referências pelo SENAI. Sou nascido e criado aqui em Duque de Caxias. Sempre tive o sonho de ter cursos e instalações como estas aqui na cidade. Estão chegando em Caxias cada vez mais empresas, muitas multinacionais, e não temos profissionais qualificados para trabalhar nelas. As profissões que começamos a ensinar hoje estão entre as que estas empresas mais necessitam e os certificados que vocês vão ganhar podem abrir estas portas. Eles são aceitos em 142 países”, ressaltou Luis, que agora tem novo sonho: “agora quero ver vocês inseridos no mercado de trabalho, contestando aqueles que acreditavam que estes cursos e estas instalações não dariam certo aqui no Centenário.
Luis dos Santos: "Sempre tive o sonho de cursos como estes aqui na cidade"
Para Edite, a instalação de mais esta UNET coroa o trabalho desenvolvido pela FUNDEC em Duque de Caxias. “Encontramos esta fundação, em 2009, apenas com cursos de inglês, espanhol e introdução a informática. Preenchemos a necessidade que encontramos na cidade de cursos profissionalizantes. Nesta área, nós oferecemos hoje o que há de melhor e estamos servindo de modelo para outras instituições”, afirmou.
Edite, Luis, membros da FUNDEC e alunos: oportunidades para os jovens
Um dos alunos do curso de soldador, Paulo Sérgio Fernandes de Souza, morador da Vila Rosário de 41 anos, é a prova viva das palavras da presidente da FUNDEC. Morador de Duque de Caxias há 22 anos, ele já fez vários cursos da fundação: introdução e avançado de informática, montagem de computador, circuito fechado de TV e automação de portões de garagens, além de edição de vídeo. “A FUNDEC mudou minha vida. Hoje, me tornei empreendedor individual e trabalho com as profissões que aprendi aqui”, declarou Paulo, que está fazendo o novo curso para ser um profissional ainda mais completo. “Muitos portões que preciso automatizar estão mal conservados e é necessário instalar suporte para colocar o motor. Com o curso de solda, vou poder também fazer tudo isso”, disse Paulo, que adorou a primeira aula. “O maquinário é de primeira e os professores são ótimos. Tenho certeza que esse curso também vai valer a pena”, concluiu.
Paulo Sérgio: "A FUNDEC mudou minha vida"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário