Para conhecer o enorme empreendimento de perto, os coordenadores dos Fóruns do projeto Agenda 21 Comperj passaram o dia 15 de setembro assistindo a palestras e fazendo um tour nas instalações do complexo. Dulce Tupy, que faz parte da coordenação do Fórum de Saquarema, ficou impressionada com a grandiosidade do espaço. “Estar presente é outra coisa, foi impactante. Eu já tinha uma ideia do que era, porque fui ao Comperj como jornalista duas vezes. Mas, nessa visita eu percebi a evolução da obra e da cidade de Itaboraí”.
O objetivo da reunião era apresentar aos coordenadores dos Fóruns Locais o que é o Comperj e quais projetos podem ser associados à Agenda 21. Para Dulce, outro ponto importante da visita foi perceber que a parceria do Comperj com os Fóruns permanece. “Depois de quatro anos de trabalho, com as Agendas publicadas, ficou a dúvida se iríamos caminhar sozinhos. E durante as palestras ficou claro que a parceria continua de outra forma e em outro nível”.
Jacques Sochaczewski, integrante da coordenação do Fórum de Maricá, destacou a infraestrutura já pronta. “Existem morros construídos com o resíduo da terraplanagem que já estão cobertos de vegetação e valas para drenagem de águas pluviais, que são reutilizadas na indústria ou devolvidas ao rio Caceribu”.
A ação citada por Jacques faz parte do Projeto de Revegetação do Comperj, cujo objetivo é plantar cerca de quatro milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, sendo um milhão na área interna e o restante no entorno do empreendimento. O projeto também prevê a instalação de um viveiro florestal, com capacidade de produção anual de 300 mil mudas de espécies nativas.
Foto: Institucional Comperj
Nenhum comentário:
Postar um comentário