quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nenhum professor a menos

Prefeito dá boas-vindas a 1.621 novos mestres. Para zerar déficit, dupla jornada continua

Rio - A Prefeitura do Rio passou uma borracha no déficit crônico de professores e garantiu que, pela primeira vez, os 669 mil estudantes da rede municipal retornarão das férias, no próximo dia 14, com a grade de horários completa. O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, deram ontem as boas-vindas aos 1.621 novos professores da rede municipal em evento no Maracanãzinho. Para zerar a carência de docentes, no entanto, a secretaria manteve a dupla jornada em sala de aula.

No total, foram convocados do banco de concursados da Secretaria de Educação 187 professores de Língua Portuguesa, 199 de Matemática, 163 de Geografia, 171 de História, 160 de Ciências, 400 de Inglês, 61 de Educação Física e 280 professores para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

MAIS 1.500 CONVOCADOS

A prefeitura espera chamar mais 1.500 professores de Educação Infantil, sendo 76 para pessoas portadoras de deficiência, que fizeram concurso em janeiro. A previsão é de que a lista com o nome dos convocados seja divulgada em março. 

Eduardo Paes disse que, ao assumir a prefeitura, faltavam mais de 7 mil professores. “Ao longo desses dois anos de trabalho, a rede municipal voltou a ser reconhecida pela excelência de sua área de educação e pelo retorno da autoestima de seus professores”, afirmou. 

Em 2009 e 2010, a secretaria convocou 7.285 professores, sendo 4.217 profissionais para as turmas do 6 º ao 9º ano do Ensino Fundamental, distribuídos pelas 10 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A secretária Cláudia Costin tranquilizou os professores que ainda esperam ser chamados. “Não há mais déficit na rede, mas os que estão na fila não podem desanimar. Existem muitos se aposentando e, com certeza, haverá lugar para todos. É um compromisso do prefeito, a cada professor que se aposenta todo dia, outro professor é chamado para seu lugar”, diz.

Estudantes terão redação avaliada a cada dois meses

Novidades aguardam alunos e professores na volta às aulas na rede municipal. Além das provas bimestrais de Português, Matemática e Ciências, estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental em diante terão que fazer uma redação a cada 2 meses. 

Os textos serão produzidos com base na leitura de obras das bibliotecas da escola. “Queremos formar alunos leitores. O resultado das avaliações mostra que a maioria das crianças das escolas municipais está sendo alfabetizada em um ano, como em qualquer boa escola particular”, elogiou Costin.

De acordo com ela, 15 mil professores da rede passarão por cursos de capacitação em suas áreas de ensino e em programas de aceleração, educação especial e reforço escolar. Para o prefeito, a melhora no ensino se dá pela valorização dos servidores. “Uma boa educação se faz com boas escolas e boa merenda, mas, acima de tudo, com um bom professor”, disse.
Reportagem de Fernanda Alves e Maria Luisa Barros

Nenhum comentário: