segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Multidão caminha contra o crack em Duque de Caxias

A multidão reunida na Praça do Pacificador, após a caminhada
Cerca de mil pessoas, entre autoridades, esportistas e representantes da sociedade civil, participaram da campanha “Crack Não, Esporte Sim", promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias (SMASDH) nesta sexta-feira, 11 de fevereiro. A caravana percorreu as ruas do Centro e distribuiu panfletos conclamando a população a aderir à luta contra o crack. A iniciativa faz parte do projeto Operação Dignidade e reúne todas as secretarias municipais na cruzada contra o crack, uma droga devastadora que vem sendo espalhada por criminosos em todas as cidades da Baixada Fluminense. 

A caminhada contou com a presença do ex-jogador de vôlei, Carlão, que hoje faz um trabalho para que crianças e jovens troquem as drogas pelo esporte. Ele estava acompanhado de uma de seus alunos, David Gilbert,16 anos, que já está convocado para disputar o campeonato sub 19 de vôlei, na Croácia. Representando o prefeito Zito, o vice-prefeito Jorge Amorelli, a deputada estadual Claise Maria Zito, vereadores da liderança do governo na Câmara Municipal, além de secretários municipais e representantes de organizações não-governamentais ligadas aos esportes, como o mestre Bruce Lúcio, com seu grupo de Tae-Kwon-Do.
A equipe de jovens do mestre Bruce Lúcio posa para foto

Liderados pelo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Airton Lopes da Silva, a multidão saiu da Praça Humaitá e percorreu a Avenida Brigadeiro Lima e Silva até à Praça do Pacificador. No caminho, distribuíram panfletos e esclareciam motoristas e pedestres sobre o problema do crack. A deputada Claise disse que na Alerj vai convocar outros municípios a aderirem à luta. “Esta guerra precisa da união de todos: sociedade, governos e empresários. Corremos o risco de perder nossas crianças para o crack, se nos mantivermos indiferentes”, observou. 

O ex-jogador Carlão, lembrou que existem muitos jovens nas ruas se perdendo para as drogas e que precisam ser recuperados. “Já fizemos isso por muitos, mas queremos aumentar cada vez mais o número de jovens trocaram as drogas pelos esportes, por uma vida saudável”, destacou e acrescentou que esta é uma responsabilidade de todos. O vice-prefeito Jorge Amorelli disse que não existe droga boa, mas que o crack é uma das mais devastadoras que já conheceu. Ele afirmou que não devemos poupar esforços para livrar os jovens da dependência. “Temos de vencer esta guerra e, para isso, precisamos da união de todas as camadas da sociedade. Não podemos perder nossas crianças”, concluiu Amorelli.
Claise disse que vai chamar outras cidades para a campanha

A secretária de Educação, professora Roseli Duarte, disse que a iniciativa tem cunho educativo e deve fazer com que as pessoas entendam que o crack e as esmolas para as crianças nos sinais de trânsito estão interligadas. “A esmola que se dá no sinal de trânsito vai parar nas mãos de um traficante, que vende o crack para aquela criança”, observou Roseli, que foi subsecretária de Assistência Social. A vereadora Fatinha lembrou o trabalho do Caps-AD, unidade da Secretaria de Saúde, no tratamento das vítimas de dependência química. “Quero agradecer à diretora Bete Lousão, que está sempre à disposição para atender aos jovens e adultos encaminhados por nós”, disse a vereadora, que também mantém um projeto para resgatar jovens para o esporte. 

O secretário Airton Lopes da Silva agradeceu a todos pela participação e disse que o trabalho é feito com a integração de todas as secretarias. Ele destacou os trabalhos realizados pela SMASDH para resgatar os dependentes e elogiou a parceria com o Caps-AD. Ito pediu à população que informa através do Disque Dignidade (08000 21 0227) os locais onde houver crianças e adolescentes em situação de rua e em risco de se envolver com drogas. “Mais do que nunca, precisamos lembrara que as drogas estão matando nossos jovens e que não podemos nos manter indiferentes. É como perguntam os nossos panfletos: “Eu apoio, e você?”. Vai ficar aí, indiferente”, concluiu.
No total, prestigiaram o evento a presidente da FUNDEC, Roberta Barreto, o secretário de Esportes e Lazer, Pedro Paulo Noyma, a secretária de Educação, Roseli Duarte, a deputada estadual Claise Maria Zito, a vereadora Fatinha e o vice-prefeito Jorge Amorelli. A deputada federal Andreia Zito, trabalhando em Brasília, ligou para Ito e elogiou a iniciativa. Ela disse que vai se empenhar na Câmara dos Deputados para sensibilizar os colegas sobre o problema. 

Nenhum comentário: