Brasília - Inaugurado há quatro anos, o Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, abre neste fim de semana sua programação de 2011 levando pela primeira vez à cidade, uma das mais populosas da região metropolitana do Rio de Janeiro, o conceito de temporadas. A partir de agora, os espetáculos de teatro adulto e infantil e de dança ficarão em cartaz por quatro finais de semana consecutivos, dando ao público mais flexibilidade para programar a ida a casa de espetáculos.
Pate integrante do Centro Cultural Oscar Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto, o Teatro Municipal Raul Cortez oferece 440 lugares e ainda luta para consolidar uma programação artística de qualidade na região. “Nós não tínhamos uma casa de espetáculos desse porte na Baixada”, conta o diretor do teatro e do centro cultural, Guedes Ferraz. Uma das iniciativas para dinamizar a programação e aumentar a frequência à casa é a criação das Sextas Musicais, com eventos de música. “O teatro só tinha espetáculos nos fins de semana, enquanto às sextas-feiras os bares de Duque de Caxias ficam cheios e a cidade não oferecia nenhuma opção cultural”, diz o diretor.
Um musical infantil, A Fantástica Fábrica de Bonecos no ano de 2080, apresentado pela Companhia Teatral Atores do Brasil, e uma comédia adulta, O Escandaloso Direito de Amar, da Companhia Os Despretensiosos, estarão em cartaz hoje (19) e amanhã (20) e nos próximos três fins de semana, às 14h e 19h, respectivamente. São grupos que trazem na bagagem prêmios conquistados em festivais nacionais e que, segundo Ferraz, são uma amostra do que será a programação do teatro este ano, com ingressos a preços populares.
No primeiro semestre, o destaque será o Festival Nacional de Dança, organizado pelo Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) e pela Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias. Confirmado para o período de 26 a 31 de abril, o evento vai contar com uma programação intensa, que inclui workshops, palestras e uma mostra paralela para os grupos e companhias. O festival terá duas categorias: juvenil, de 12 a 15 anos, e adulto, a partir de 16 anos.
O Teatro Raul Cortez conta um palco reversível, que pode ser aberto para a Praça do Pacificador, onde está situado o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Isso permite que espetáculos com grande procura, como shows de artistas populares, sejam vistos tanto pela plateia regular do teatro como pelo público na praça. Uma biblioteca frequentada diariamente por 2 mil pessoas completa o conjunto arquitetônico, que se destaca no centro de Duque de Caxias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário