terça-feira, 8 de março de 2011

Asma e bronquite: saber a diferença é fundamental

Pesquisa indica que maioria da população confunde os sintomas das duas doenças

Rio - Boa parte da população não sabe diferenciar asma de bronquite. Foi o que revelou pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). A falta de informação sobre as doenças crônicas prejudica o tratamento, alertam especialistas.

“Muitas mães chegam ao consultório dizendo que o filho está com bronquite, quando a criança tem asma”, afirma Roberto Stirbulov, presidente da SBPT. Segundo ele, a asma provoca, por ano, 350 mil internações e 3 mil mortes no País. A doença atinge pessoas de todas as idades, mas ataca principalmente crianças — de cada 5, uma sofre de asma. A doença é hereditária.

A bronquite é considerada uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), assim como o enfisema. Cerca de 80% dos casos são relacionados ao tabagismo, sendo os demais causados por exposição a outras fumaças tóxicas, como a do fogão a lenha. A doença acomete principalmente adultos.

“Quem sofre de asma costuma se referir à doença como bronquite alérgica ou bronquite asmática. Existe a ideia de que asma é uma doença grave, enquanto bronquite é mais leve e passageira”, acredita Tânia Lucia Nen, presidente da Associação Brasileira de Asmáticos.
“Os portadores de asma devem ir com frequência ao médico e tomar os remédios não apenas quando têm uma crise”, aconselha.

Os medicamentos para controle da asma estão disponíveis na rede pública. Outras medidas podem ajudar a manter a asma sob controle, como evitar cigarro e os fatores ambientais que desencadeiam as crises. Praticar esportes é recomendado, bem como a fisioterapia respiratória.
ATENÇÃO
ASMA
Doença crônica de causa genética. Provoca inflamação nas vias respiratórias. A exposição a fatores alergênicos, como poluição e poeira, faz os brônquios se fecharem, causando falta de ar, chiado no peito e tosse. Fatores climáticos também desencadeiam crises.
BRONQUITE CRÔNICA
A exposição a substâncias irritantes, como a fumaça de cigarro, causa a inflamação dos brônquios. Além de falta de ar, outro sintoma é a tosse com secreção e pigarro.
BRONQUITE AGUDA
Inflamação dos brônquios causada por vírus ou bactéria. Dura alguns dias e desaparece após o tratamento correto. Muitos confundem esse tipo de bronquite com asma.

Nenhum comentário: