sábado, 12 de março de 2011

Acidente em Fukushima é menos grave que Chernobyl, afirma Japão

Redação SRZD | Internacional | 12/03/2011 16h35
O acidente na usina de Fukushima é menos grave que os ocorridos em Chernobyl (foto) e Three Mile Island. A afirmação foi feita neste sábado pela Agência de Segurança Nuclear do Japão. O sinistro ocorrido na unidade de proteção atômica foi classificado pelo órgão como de nível 4, de acordo com a Escala International Nuclear e Radiológica (INES). Os índices na medição vão de 1 a 7.
- Acidente pode ser um dos maiores da história, afirma especialista

As diferenças entre os três grandes acidentes atômicos da história são que, no caso de Fukushima, existe a possibilidade de que o tremor de terra e a onda gigante podem ter provocado a sobrecarga nas bombas de refrigeração. Em Three Mile (nível 5), ocorrido nos Estados Unidos em 1979, o colapso do reator foi causado por falhas técnicas e humanas. No caso de Chernobyl (nível 7), na antiga União Soviética em 1986, as falhas no planejamento da usina e na segurança culminaram com as explosões e o grande vazamento de radiação.

Em entrevista à agência de notícias "Reuters", o diretor do Centro de Engenharia Nuclear na Universidade Imperial de Londres, Robin Grimes afirmou que os desastres atômicos no Japão e nos Estados Unidos não podem ser comparados.

"São situações semelhantes levando-se em conta alguns processos que ocorreram, mas não há paralelo porque um caso ocorreu devido a procedimentos de segurança adotados e o outro caso deve-se a um desastre natural", explicou, frisando que ainda não existe confirmação sobre um possível derretimento do reator em Fukushima

Nenhum comentário: