quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um pouco de História

Mural do Historiador

Revista de Teoria da História
Já está on-line o novo número da revista acadêmica "Expedições: Teoria da História & Historiografia", publicação semestral do Grupo de Estudos em Teoria da História e Historiografia (GETH) em parceria com o departamento de História da Universidade Estadual de Goiás e Unidade Universidade de Jussara. O terceiro número da publicação traz cinco artigos e um estudo sobre metodologia. Entre os artigos, destaque para artigos que falam sobre Golbery do Couto e Silva, a relação entre história e ficção e sobre a nova história cultural na Alemanha. Para conferir a revista na íntegra clique aqui.


Governadores Online
Está no ar uma nova página no site do APERJ. “Fotografias de Governo” é resultado do projeto “Governadores em Foco” e mostra uma parte das imagens do Fundo Assessoria de Imprensa e Divulgação (AID) sob guarda da instituição.

São fotografias produzidas por órgãos de divulgação, de 1960 a 1998, dos governos do antigo e novo Estado do Rio de Janeiro e da extinta Guanabara e apresentam os governadores e suas equipes em compromissos oficiais e acabam por retratar a personalidade do governante e sua gestão.

O Fundo AID possui aproximadamente 198 mil itens - entre negativos de acetato, cópias contato e ampliações e está sob tratamento técnico. Para acessar o material, clique aqui.

Links Patrocinados

Miscelânea - Ofício de HIstoriador

O Historiador como Perito

Criação da Comissão da Verdade no Brasil traz à tona uma importante discussão para a área de história: deve o historiador atuar como perito?


No dia 12 de janeiro, a Associação Nacional de História (ANPUH) posicionou-se pública e oficialmente a respeito da composição da Comissão da Verdade, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional com o intuito de apurar as violações aos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988. Em texto publicado em seu site, a ANPUH, entidade que hoje agrega mais de quatro mil profissionais dedicados a área de história, julgou ser fundamental a participação de historiadores profissionais entre os membros daquela comissão. Desde então, a repercussão do tema nas mídias sociais tem sido significativo e faz reacender uma série de questões que há alguns anos mobilizam especialistas e intelectuais no Brasil e em outros países: deve o historiador profissional atuar como perito?


Clique aqui para continuar lendo.

Café Expresso Notícias

Ex-senador: Argentina 6 x 0 Peru em 78 foi acordo entre ditaduras

A polêmica goleada por 6 a 0 da Argentina sobre o Peru, no quadrangular semifinal da Copa do Mundo de 1978, ganhou uma nova versão. O ex-senador peruano Genaro Ledesma, opositor do regime de Francisco Morales Bermúdez à época, afirmou na última terça-feira que o resultado da partida foi previamente combinado como parte de um acordo entre os governos dos dois países, comandados então por ditaduras militares.
Segundo a versão de Ledesma, um grupo de 13 opositores de Bermúdez - em que ele próprio estava incluído - foi sequestrado no Peru e enviado à Argentina. O ditador argentino, Jorge Videla, aceitou receber os "prisioneiros de guerra", mas em troca a seleção peruana teria que perder para classificar a equipe local à final da Copa.
O ex-senador depôs diante do juiz Norberto Oyarbide, de Buenos Aires, que recentemente pediu a prisão de Morales Bermúdez, atualmente com 90 anos, por crimes como sequestros e assassinatos. Ledesma disse que a goleada por 6 a 0 foi parte do Plano Condor, acordo de cooperação entre as ditaduras sul-americanas para erradicar opositores - Bermúdez, porém, nega que seu governo tenha feito parte da operação.
Após a vitória da Argentina sobre o Peru no Mundial, no mesmo ano, o governo de Videla fez um empréstimo a Morales Bermúdez e doou 14 mil toneladas de trigo ao Peru. O resultado da partida tirou a Seleção Brasileira da final de 1978 contra a Holanda - se a Argentina vencesse por até três gols de diferença, o Brasil iria à decisão.
Foto: Arquivo Estadão
Fonte: Estadão

Outras notícias

Bate-papo

Active Conversations
Disconnected (9 online)
Neste momento, há várias pessoas conversando sobre história. Para entrar na conversa, você precisa ser membro da rede.

Conteúdo da Semana: Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, e Guerra das Guerras) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918. Se você possui interesse neste importante acontecimento do século XX não deixe de conferir a Grupo de Estudos "Primeira Guerra Mundial, fundado por Amanda Schmidt Arósio, no Café História. O grupo já possui 75 participantes e vários fóruns de discussão em aberto. Para conferir e participar, clique aqui.

Café com Prosa - Resenha de Livros

Café com Prosa
Clique na imagem ao lado e confira a nova resenha da seção "Café com Prosa". Nesta edição, temos a o livro do professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luis Fernando Cerri, "Ensino de história e consciência histórica", publicado pela FGV Editora. O livro é mais um lançamento da ótima coleção "FGV de Bolso". A obra é volta principalmente para alunos que estão iniciando a graduação em história e para todos aqueles que pretendem seguir o caminho do magistério.

Parceria: Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos do IH-UFRJ


Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo.

As opiniões dos membros do Café História (blogs, fóruns, comentários, etc.) não são as mesmas opiniões da administração do Café História. Se você testemunhou algum conteúdo preconceituoso, racista, incitação à violência ou infração aos direitos autorias, por favor, comunique-nos: cafehistoria@gmail.com

Nenhum comentário: