RIO - A medida está em vigor desde a semana passada, mas é a partir desta segunda-feira, efetivamente, quando o fluxo na Avenida Rio Branco volta ao normal — com o fim do período de festas de fim de ano —, que a Secretaria municipal de Transportes poderá avaliar a eficiência do novo sistema Bus Rapid Service (BRS), operação experimental que reserva três faixas exclusivamente para a circulação de ônibus. Por ali trafegam, diariamente, 91 linhas municipais.
Por enquanto, o corredor da Rio Branco está sendo demarcado com cones da prefeitura. Trinta operadores da CET-Rio trabalham ao longo da via, auxiliando os motoristas que passam pelo trecho entre os cruzamentos com a Avenida Presidente Vargas e a Praça Mahatma Gandhi.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Transportes explicou que a partir da análise da fluidez do trânsito nos próximos dias é que será possível decidir se a operação na Avenida Rio Branco manterá as três faixas seletivas para ônibus ou diminuirá para apenas duas.
Embarque e desembarque de táxi, só no lado esquerdo
Os taxistas seguirão a mesma regra válida em todas as avenidas que já têm o sistema BRS (Visconde de Pirajá, em Ipanema; Ataulfo de Paiva, no Leblon; e Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana): embarques e desembarques só podem acontecer do lado esquerdo, e seus carros só têm permissão de trafegar nas faixas exclusivas se estiveram embarcados. Passageiros das vans não podem desembarcar nas avenidas.
A secretaria informou ainda que guardas municipais e policiais militares estarão fiscalizando a via para evitar irregularidades do transporte público alternativo. O próximo BRS previsto será na Presidente Vargas, no dia 23.
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